Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3757
Título: Material didático de química na EJA: uma proposta a partir dos três momentos pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Material teaching of chemical to YAE: a propose structuring three pedagogical moments
Autor(es): Gruszka, Yara Margarete da Rocha
Orientador(es): Lambach, Marcelo
Palavras-chave: Educação
Química - Estudo e ensino
Educação básica
Ensino - Meios auxiliares - Avaliação
Professores de química
Ensino reflexivo
Prática de ensino
Aprendizagem
Análise de conteúdo (Comunicação)
Education
Chemistry - Study and teaching
Basic education
Teaching - Aids and devices - Valuation
Chemistry teachers
Reflective teaching
Student teaching
Learning
Content analysis (Communication)
Data do documento: 28-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRUSZKA, Yara Margarete da Rocha. Material didático de química na EJA: uma proposta a partir dos três momentos pedagógicos. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O Ensino de Química na Educação Básica tem sido considerado um desafio, pois os conceitos trabalhados têm seus fundamentos estruturados em um mundo submicroscópico baseado em modelos simbólico-matemáticos que, para compreendê-los, exige um constate exercício de abstratividade. Essa dependência pela racionalidade é de grande dificuldade para os estudantes do Ensino Médio, e mais acentuado para aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujos sujeitos, em algum tempo de sua vida escolar, foram excluídos pelo sistema por diversos motivos, sendo os mais comuns a necessidade de trabalhar logo cedo e a gravidez precoce. Isso acentua a necessidade pelo entendimento do mundo a partir dos elementos concretos da realidade macroscópica. Nesse movimento, ao retomarem aos estudos escolares formais, esses sujeitos se deparam com a possibilidade de uma nova exclusão devido à dificuldade que apresentam em ter que lidar com uma grande diversidade de demandas pessoais, incluindo os estudos e a sempre presente possibilidade de reprovação. Diante desse quadro, o professor de Química tem o desafio de tornar acessível o conhecimento científico didaticamente transposto, de modo que isso tenha significado para a vida dos estudantes da EJA. Contudo, as pesquisas sobre essa modalidade no Ensino Médio têm sido pouco exploradas e, em relação aos materiais didáticos, especificamente para a Química, só aparecem por volta de 2006. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi organizar um material didático de Química no CEEBJA, estruturado na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, que atenda a heterogeneidade dos perfis dos estudantes de EJA. Para isso, foi realizada uma Análise de Conteúdo dos materiais didáticos para o Ensino de Química utilizados no Centro Estadual de Educação Básica para Jovem e Adulto Professora Linda Eiko Akagi Miyadi, de Apucarana/PR. A análise utilizou critérios organizados a partir da reestruturação dos quesitos constantes nas fichas de avaliação de livros didáticos para a EJA (PNLD-EJA), a partir do conteúdo “reações químicas”, sendo esse um conteúdo estrutural para a Química e o seu ensino. Como conclusão, o estudo mostra que os materiais que vêm sendo utilizados na EJA não se adequam às necessidades e ao perfil dos estudantes, sendo esse um dos elementos que contribuem para a percepção de que o ensino e a aprendizagem desse componente curricular sejam difíceis. Por fim, apresenta-se uma proposta de material didático para o Ensino de Química direcionado à Educação de Jovens e Adultos sobre o conteúdo reações químicas, previsto no currículo da EJA e constante nos materiais analisados. Para a concepção e elaboração do material, tomou-se como referência para a organização curricular os Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco.
Abstract: The teaching of chemistry in basic education has been considered a challenge because the concepts that suitable into studied are the characteristic foundations in a submicroscopic world based on symbolic-mathematical models that, to understand, require an exercise of abstraction. This dependence on rationality is of great difficulty for high school students, and more pronounced for those of Youth and Adult Education (YAE), whose subjects, at some time in their school life, were excluded by the system for several reasons, the most common being the need to work early and early pregnancy. This accentuates the need for understanding the world from the concrete elements of macroscopic reality. In this movement, when they return to formal school studies, these subjects are faced with the possibility of a new exclusion due to the difficulty they have in having to deal with a great diversity of personal demands, including the studies and the ever present possibility of reprobation. Faced with this picture, the chemistry teacher has the challenge of making accessible the scientifically transposed scientific knowledge, so that it has meaning for the life of the students of the YAE. However, research on this modality in high school has been slight explored and in relation to didactic materials, specifically for chemistry, only appears around 2006. In this sense, the objective of the present research was to organize a didactic material of Chemistry in the CEEBJA, structured in the methodology of the three pedagogical moments, which attends the heterogeneity of the profiles of the students of YAE. For this, the Content Analysis of the teaching materials for the Teaching of Chemistry used in the State Center of Basic Education for Young and Adult Professora Linda Eiko Akagi Miyadi, from Apucarana / PR was carried out. The analysis used criteria organized from the restructuring of the questions contained in the YAE textbook evaluation sheets (PNLD-EJA), from the content "chemical reactions", which is structural for chemistry and its teaching. As a conclusion, the study shows that the materials that are being used in the YAE are not adequate to the needs and profile of the students, being one of the elements that contribute to the perception that teaching and learning of this curricular component is difficult. Finally, we present a proposal of didactic material for the teaching of chemistry directed to the education of youths and adults, about the content chemical reactions, predicted in the YAE curriculum and of the materials analyzed. For the conception and elaboration of the material, the three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco were taken as reference for the curricular organization.
Descrição: Acompanha: Envelhecer ou não envelhecer: eis a questão da química
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3757
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Gruszka, Yara Margarete da Rocha_2018.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Gruszka, Yara Margarete da Rocha_2018_1.pdf6,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons