Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3678
Título: Metodologia para localização de centros de distribuição para o setor cervejeiro
Autor(es): Rodrigues, Isabel Márcia
Orientador(es): Colmenero, João Carlos
Palavras-chave: Cerveja - Indústria
Programação (Computadores)
Vendas
Beer industry
Computer programming
Sales
Data do documento: 22-Fev-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Isabel Márcia Metodologia para localização de centros de distribuição para o setor cervejeiro. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: A indústria Cervejeira comercializa a bebida em milhares de estabelecimentos que envolvem o atendimento do atacado e varejo. Aproximadamente 70% das vendas se destinam aos pequenos pontos de venda caracterizados por bares, padarias e lanchonetes. Como sua rede de distribuição é extensa o setor se utiliza de intermediários para disponibilizar seu produto até o consumidor final. A distribuição direta da fábrica até as lojas de consumo e a utilização de Centros de Distribuição também é empregada pelo segmento. Com o objetivo de contribuir com a tomada de decisão dos gestores do segmento, esta pesquisa propôs uma metodologia para localização de Centros de Distribuição. Foram estabelecidos critérios para análise de localização que são fundamentais para o setor cervejeiro. A localização geral dos Centros foi determinada por um modelo contínuo de programação não-linear com a implementação do software Lingo 11.0.1.6. Como base para comparação de resultados, foi também utilizado o método Centro de Gravidade que ofereceu somente o local aproximado para um CD, ao passo que o Modelo Contínuo apresentou a solução global ótima. Para analisar as cidades candidatas com potencial de implantação dos Centros de Distribuição, foi desenvolvido um modelo baseado no Método de Análise Hierárquica. Como contribuições, esta pesquisa ofereceu o detalhamento dos critérios para analisar cidades com potencial de implantação dos Centros e apresentou um modelo que determina a área de localização global ótima.
Abstract: The Breweries sells the beverage in several stores that are classified like the wholesale and retail. Approximately 70% of sales are aimed at small retail outlets characterized by bars, bakeries and snack bars. As its distribution network is extensive, makes use of intermediaries to deliver their product to the consumer. Direct distribution from the factory to stores consumption and the distribution centers is also used by the segment. In order to contribute to the decision making of managers in the segment, this research proposed a methodology for locating distribution centers. Criteria have been established for analysis of location that are fundamental to the brewing industry. The general location of the centers was determined by a continuous model of nonlinear programming with the software implementation Lingo 11.0.1.6. As a basis for comparison of results was also utilized the Center of Gravity, which offered only the approximate location for a CD, while the Continuum Model presented the global optimal solution. To analyze the candidate cities with potential deployment of the distribution centers, a model was developed based on the Analytic Hierarchy Process. This research established the criteria for cities analysis that have potential to location of Centers and presented a model that determines the location area global optimum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3678
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Rodrigues, Isabel Márcia_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.