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Título: Etapas da implementação da educação corporativa nas empresas brasileiras: um estudo exploratório
Autor(es): Vieira, Fábio Henrique Antunes
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Educação patrocinada pelo empregador
Gestão do conhecimento
Desenvolvimento organizacional
Employer-supported education
Knowledge management
Organizational change
Data do documento: 3-Out-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VIEIRA, Fábio Henrique Antunes. Etapas da implementação da educação corporativa nas empresas brasileiras: um estudo exploratório. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.
Resumo: Esse trabalho apresenta a Educação Corporativa (EC) como uma das práticas da gestão do conhecimento, que além de promover incentivos às atividades de disseminação e uso do conhecimento, também enaltece as práticas do aprendizado contínuo, alinhado às estratégias organizacionais. O método indutivo foi utilizado nessa pesquisa exploratória, e através de questionários e entrevistas semiestruturadas foi realizado um estudo multicaso com dirigentes das unidades de EC em nove organizações brasileiras. O objetivo geral foi avaliar as etapas de implantação do processo de EC nessas empresas. Foi constatado que não há um modelo a ser seguido, porém a decisão de criar uma unidade de EC, chamada muitas vezes de universidade corporativa, partiu dos dirigentes. Essa foi a resposta da maioria das organizações desse estudo como a etapa inicial. Buscou-se através dessa implantação um maior envolvimento dos líderes e gestores da empresa com o processo de EC e o favorecimento à mudança da cultura organizacional em prol a criação de um ambiente propício ao aprendizado contínuo. O trabalho concluiu que as etapas de implantação do processo de EC podem até seguir uma sequência operacional similar, mas certamente deverá ser customizada para atender as necessidades e características de cada organização.
Abstract: This work presents the Corporate Education (CE) as one of the practices of knowledge management, which besides promoting incentives to the activities of dissemination and use of the knowledge; it also exalts the practices of the continuous learning, aligned to the organizational strategies. The inductive method was used in this exploratory research, and through questionnaires and semi-structured interviews, a multi-case study was carried out with managers of the corporate education units in nine Brazilian organizations. The general objective was to evaluate the stages of implementation of the corporate education process at these companies. It was established that there is no model to be followed, however the decision of creating a CE unit, often called as corporate university, started from the leaders. That was the response of most organizations in this study as the initial stage. Through that implementation, the aim was to involve a larger number of leaders and managers of the company with the CE process as well as to benefit the change of the organizational culture in behalf the creation of a favorable environment to the continuous learning. The study concluded that the implementation stages of the CE process may even follow a similar operational sequence, but they should certainly be customized to meet the needs and characteristics of each organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3659
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