Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Fábio Henrique Antunes-
dc.date.accessioned2018-12-01T19:31:51Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-01T19:31:51Z-
dc.date.issued2008-10-03-
dc.identifier.citationVIEIRA, Fábio Henrique Antunes. Etapas da implementação da educação corporativa nas empresas brasileiras: um estudo exploratório. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3659-
dc.description.abstractThis work presents the Corporate Education (CE) as one of the practices of knowledge management, which besides promoting incentives to the activities of dissemination and use of the knowledge; it also exalts the practices of the continuous learning, aligned to the organizational strategies. The inductive method was used in this exploratory research, and through questionnaires and semi-structured interviews, a multi-case study was carried out with managers of the corporate education units in nine Brazilian organizations. The general objective was to evaluate the stages of implementation of the corporate education process at these companies. It was established that there is no model to be followed, however the decision of creating a CE unit, often called as corporate university, started from the leaders. That was the response of most organizations in this study as the initial stage. Through that implementation, the aim was to involve a larger number of leaders and managers of the company with the CE process as well as to benefit the change of the organizational culture in behalf the creation of a favorable environment to the continuous learning. The study concluded that the implementation stages of the CE process may even follow a similar operational sequence, but they should certainly be customized to meet the needs and characteristics of each organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação patrocinada pelo empregadorpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEmployer-supported educationpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.titleEtapas da implementação da educação corporativa nas empresas brasileiras: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta a Educação Corporativa (EC) como uma das práticas da gestão do conhecimento, que além de promover incentivos às atividades de disseminação e uso do conhecimento, também enaltece as práticas do aprendizado contínuo, alinhado às estratégias organizacionais. O método indutivo foi utilizado nessa pesquisa exploratória, e através de questionários e entrevistas semiestruturadas foi realizado um estudo multicaso com dirigentes das unidades de EC em nove organizações brasileiras. O objetivo geral foi avaliar as etapas de implantação do processo de EC nessas empresas. Foi constatado que não há um modelo a ser seguido, porém a decisão de criar uma unidade de EC, chamada muitas vezes de universidade corporativa, partiu dos dirigentes. Essa foi a resposta da maioria das organizações desse estudo como a etapa inicial. Buscou-se através dessa implantação um maior envolvimento dos líderes e gestores da empresa com o processo de EC e o favorecimento à mudança da cultura organizacional em prol a criação de um ambiente propício ao aprendizado contínuo. O trabalho concluiu que as etapas de implantação do processo de EC podem até seguir uma sequência operacional similar, mas certamente deverá ser customizada para atender as necessidades e características de cada organização.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371837663896055pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Patrícia Alcântara-
dc.contributor.referee2Coelho Junior, Thalmo de Paiva-
dc.contributor.referee3Xavier, Antonio Augusto de Paula-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Vieira, Fábio Henrique Antunes_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.