Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36342
Título: | Espectroscopia da luz na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Spectroscopy in basic education |
Autor(es): | Souza, Daniel Maggioni de |
Orientador(es): | Deimling, César Vanderlei |
Palavras-chave: | Física Pedagogia crítica Ondas eletromagnéticas Physics Critical pedagogy Electromagnetic waves |
Data do documento: | 14-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SOUZA, Daniel Maggioni de. Espectroscopia da luz na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025. |
Resumo: | Visando colaborar na superação de alguns problemas envolvendo o ensino da Física moderna em sala de aula, neste trabalho elaboramos, desenvolvemos e avaliamos um produto educacional aplicado ao estudo das ondas eletromagnéticas e suas propriedades, em especial, os fenômenos de interferência e difração, considerando comprimentos de ondas na faixa do espectro visível. Para tanto, um plano de unidade e um espectrômetro de baixo custo baseado na plataforma Arduino foram desenvolvidos. Nosso produto tem como objetivo específico levar para dentro da sala de aula uma proposta para o ensino de ondas eletromagnéticas que possa ser desenvolvida com baixo custo, de fácil implementação e articulável com outras áreas do conhecimento. Com isso, esperamos disponibilizar uma possibilidade para implementação de experimentos multidisciplinares com um equipamento acessível às escolas, cabendo ao professor adotá-los e adequá-los às suas necessidades. Por meio da interação dos estudantes com o produto educacional, pudemos notar um aumento na interação e no envolvimento dos alunos com o conteúdo, bem como uma melhoria na compreensão dos conceitos abordados. Também foi possível verificar que a abordagem discutida neste trabalho permitiu uma aprendizagem mais significativa e uma maior conexão entre a teoria e a prática, contribuindo para um melhor desempenho escolar e uma maior motivação dos estudantes em relação aos estudos de Física. |
Abstract: | Aiming to contribute to overcoming some issues regarding the teaching of modern Physics in the classroom, this work presents the development of an educational product applied to the study of electromagnetic waves, their properties, especially interference and diffraction phenomena, for wavelengths in the visible spectrum. For this purpose, a content plan and a low-cost spectrometer based on the Arduino platform were developed. Our product aims to bring a proposal for teaching electromagnetic waves into the classroom, which can be implemented at low cost, easily implemented, and articulated with other areas of knowledge. Thus, we hope to provide a possibility for the implementation of multidisciplinary experiments with low-cost equipment in schools, allowing teachers to adopt them or adapt them to their needs and reality. Through the interaction of students with the educational product, we noticed an increase in students' interaction and engagement with the content, as well as an improvement in the understanding of the concepts addressed. It was also possible to verify that the approach discussed in this work allowed more meaningful learning and a greater connection between theory and practice, contributing to better academic performance and increased student motivation in relation to Physics studies. |
Descrição: | Acompanha: Uma proposta para o ensino da espectroscopia UV-VIS na educação básica |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36342 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
espectroscopiadaluzna.pdf | 5,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
espectroscopiadaluzna_produto.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons