Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Daniel Maggioni de-
dc.date.accessioned2025-04-02T14:49:18Z-
dc.date.available2025-04-02T14:49:18Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Maggioni de. Espectroscopia da luz na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36342-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta para o ensino da espectroscopia UV-VIS na educação básicapt_BR
dc.description.abstractAiming to contribute to overcoming some issues regarding the teaching of modern Physics in the classroom, this work presents the development of an educational product applied to the study of electromagnetic waves, their properties, especially interference and diffraction phenomena, for wavelengths in the visible spectrum. For this purpose, a content plan and a low-cost spectrometer based on the Arduino platform were developed. Our product aims to bring a proposal for teaching electromagnetic waves into the classroom, which can be implemented at low cost, easily implemented, and articulated with other areas of knowledge. Thus, we hope to provide a possibility for the implementation of multidisciplinary experiments with low-cost equipment in schools, allowing teachers to adopt them or adapt them to their needs and reality. Through the interaction of students with the educational product, we noticed an increase in students' interaction and engagement with the content, as well as an improvement in the understanding of the concepts addressed. It was also possible to verify that the approach discussed in this work allowed more meaningful learning and a greater connection between theory and practice, contributing to better academic performance and increased student motivation in relation to Physics studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectOndas eletromagnéticaspt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectElectromagnetic wavespt_BR
dc.titleEspectroscopia da luz na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeSpectroscopy in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoVisando colaborar na superação de alguns problemas envolvendo o ensino da Física moderna em sala de aula, neste trabalho elaboramos, desenvolvemos e avaliamos um produto educacional aplicado ao estudo das ondas eletromagnéticas e suas propriedades, em especial, os fenômenos de interferência e difração, considerando comprimentos de ondas na faixa do espectro visível. Para tanto, um plano de unidade e um espectrômetro de baixo custo baseado na plataforma Arduino foram desenvolvidos. Nosso produto tem como objetivo específico levar para dentro da sala de aula uma proposta para o ensino de ondas eletromagnéticas que possa ser desenvolvida com baixo custo, de fácil implementação e articulável com outras áreas do conhecimento. Com isso, esperamos disponibilizar uma possibilidade para implementação de experimentos multidisciplinares com um equipamento acessível às escolas, cabendo ao professor adotá-los e adequá-los às suas necessidades. Por meio da interação dos estudantes com o produto educacional, pudemos notar um aumento na interação e no envolvimento dos alunos com o conteúdo, bem como uma melhoria na compreensão dos conceitos abordados. Também foi possível verificar que a abordagem discutida neste trabalho permitiu uma aprendizagem mais significativa e uma maior conexão entre a teoria e a prática, contribuindo para um melhor desempenho escolar e uma maior motivação dos estudantes em relação aos estudos de Física.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6226-3744pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594816400957588pt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, César Vanderlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Deimling, Natália Neves Macedo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8394-3132pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.contributor.referee1Lenzi, César Henrique-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5887-338Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728166498098286pt_BR
dc.contributor.referee2Deimling, César Vanderlei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee3Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee4Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee5Deimling, Natália Neves Macedo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8394-3132pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espectroscopiadaluzna.pdf5,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
espectroscopiadaluzna_produto.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons