Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36306
Título: | Uma proposta de sequência didática utilizando aprendizagem significativa de matemática em estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Proposed didactic sequence for meaningful mathematics learning in students with intellectual disabilities |
Autor(es): | Verdi, Alexandra Magna Marx |
Orientador(es): | Figueira, Cleonis Viater |
Palavras-chave: | Incapacidade intelectual Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Sistema decimal Mathematics - Study and teaching Mathematics - Study and teaching Learning Decimal system |
Data do documento: | 9-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | VERDI, Alexandra Magna Marx. Uma proposta de sequência didática utilizando aprendizagem significativa de matemática em estudantes com deficiência intelectual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | O presente estudo aborda um nicho da Educação Matemática Inclusiva, enfatizando a importância de um olhar individual e especializado para alunos com Deficiência Intelectual. No contexto da Educação, várias leis regulamentam a necessidade de adaptação curricular e metodológica, além da provisão de recursos de acessibilidade, para garantir que os alunos com deficiência tenham acesso equitativo ao processo de aprendizagem. Tendo em vista as necessidades e potencialidades desses estudantes, a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria ausubeliana, é sugerida como metodologia para ser trabalhada pelo(a) docente. A proposta didática apresentada visa desenvolver habilidades em adição e subtração de números decimais, considerando sua aplicação prática no cotidiano. Além de aprimorar competências matemáticas em ambiente escolar, o objetivo é promover maior autonomia e autoconfiança dos alunos. Com isso, é necessário que educadores e instituições de ensino trabalhem em conjunto para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais e vivência escolar. |
Abstract: | The present study addresses a niche of Inclusive Mathematical Education, emphasizing the importance of an individual and specialized approach for students with Intellectual Disabilities. In the context of education, several laws regulate the need for curricular and methodological adaptations, as well as the provision of accessibility resources, to ensure that students with disabilities have equitable access to the learning process. Considering the needs and potential of these students, Meaningful Learning, based on Ausubel's theory, is suggested as a methodology to be used by educators. The proposed teaching plan aims to develop skills in addition and subtraction of decimal numbers, considering their practical application in daily life. In addition to improving mathematical skills in the school environment, the goal is to promote greater autonomy and self-confidence among students. Therefore, it is necessary for educators and educational institutions to work together to ensure access to quality education for all students, regardless of their needs or limitations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36306 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostasequenciadidaticadeficiencia.pdf | 967,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons