Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVerdi, Alexandra Magna Marx-
dc.date.accessioned2025-03-31T12:51:40Z-
dc.date.available2025-03-31T12:51:40Z-
dc.date.issued2025-02-09-
dc.identifier.citationVERDI, Alexandra Magna Marx. Uma proposta de sequência didática utilizando aprendizagem significativa de matemática em estudantes com deficiência intelectual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36306-
dc.description.abstractThe present study addresses a niche of Inclusive Mathematical Education, emphasizing the importance of an individual and specialized approach for students with Intellectual Disabilities. In the context of education, several laws regulate the need for curricular and methodological adaptations, as well as the provision of accessibility resources, to ensure that students with disabilities have equitable access to the learning process. Considering the needs and potential of these students, Meaningful Learning, based on Ausubel's theory, is suggested as a methodology to be used by educators. The proposed teaching plan aims to develop skills in addition and subtraction of decimal numbers, considering their practical application in daily life. In addition to improving mathematical skills in the school environment, the goal is to promote greater autonomy and self-confidence among students. Therefore, it is necessary for educators and educational institutions to work together to ensure access to quality education for all students, regardless of their needs or limitations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSistema decimalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDecimal systempt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática utilizando aprendizagem significativa de matemática em estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeProposed didactic sequence for meaningful mathematics learning in students with intellectual disabilitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda um nicho da Educação Matemática Inclusiva, enfatizando a importância de um olhar individual e especializado para alunos com Deficiência Intelectual. No contexto da Educação, várias leis regulamentam a necessidade de adaptação curricular e metodológica, além da provisão de recursos de acessibilidade, para garantir que os alunos com deficiência tenham acesso equitativo ao processo de aprendizagem. Tendo em vista as necessidades e potencialidades desses estudantes, a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria ausubeliana, é sugerida como metodologia para ser trabalhada pelo(a) docente. A proposta didática apresentada visa desenvolver habilidades em adição e subtração de números decimais, considerando sua aplicação prática no cotidiano. Além de aprimorar competências matemáticas em ambiente escolar, o objetivo é promover maior autonomia e autoconfiança dos alunos. Com isso, é necessário que educadores e instituições de ensino trabalhem em conjunto para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais e vivência escolar.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.advisor-co1Kurpel, Elci Moraes-
dc.contributor.referee1Oliveira, Divanete Maria Bitdinger de-
dc.contributor.referee2Machado, Simone Raquel Casarin-
dc.contributor.referee3Kurpel, Elci Moraes-
dc.contributor.referee4Figueira, Cleonis Viater-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostasequenciadidaticadeficiencia.pdf967,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons