Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36304
Título: O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: os repositórios PROFMAT e UTFPR
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics for students with autism spectrum disorder: the profmat and utfpr repositories
Autor(es): Sandrin, Samara
Orientador(es): Figueira, Cleonis Viater
Palavras-chave: Crianças com transtorno do espectro autista
Autistas
Autismo em crianças
Crianças autistas
Estratégias de aprendizagem
Children with autism spectrum disorders
Autistic people
Autism in children
Autistic children
Learning strategies
Data do documento: 17-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANDRIN, Samara. O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: os repositórios PROFMAT e UTFPR. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: Neste estudo e pesquisa, visamos encontrar materiais que descrevam sobre o ensino da matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo como expectativa, que este trabalho traga novas visões e ideias, sobre diferentes atividades e formas de aplicação de conteúdos, para que auxiliem o cotidiano de alunos autistas e também entender um pouco mais sobre o tema, as leis geradas em torno do TEA e as dificuldades encontradas por alunos autistas durante sua aprendizagem na matemática. Para chegarmos a esse objetivo, será utilizado da metodologia de pesquisa bibliográfica referentes a trabalhos acadêmicos publicados em dois repositórios, sendo um deles o Repositório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Repositório do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Desta forma, são selecionados um trabalho de cada um dos repositórios citados, onde será realizado uma comparação, de acordo com a metodologia escolhida e o foco de cada um destes trabalhos. Sendo assim, disponibilizado aos leitores, uma melhor compreensão teórica do tema e também um auxílio para a prática do dia a dia.
Abstract: In this study and research, we aim to find materials that address the teaching of mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). With the expectation that this work will bring new insights and ideas on different activities and ways of applying content, in order to assist the daily life of autistic students, as well as to understand more about the topic, the laws generated around ASD, and the difficulties faced by autistic students during their learning of mathematics. To achieve this objective, we will use the methodology of bibliographic research related to academic papers published in two repositories: one being the Repository of the Federal University of Paraná (UTFPR) and the other the Repository of the Professional Master's in Mathematics in National Network (PROFMAT). Thus, one paper from each of the aforementioned repositories will be selected, and a comparison will be made according to the chosen methodology and the focus of each of these works. This will provide readers of this research with a better theoretical understanding of the topic, as well as support for daily practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36304
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicaestudantesautistas.pdf317,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons