Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36302
Título: | Autismo e a formação de professores de matemática: uma revisão sistemática de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Autism and mathematics teacher training: a systematic literature review |
Autor(es): | Muller, Deise Marina |
Orientador(es): | Zarpelon, Edinéia |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Crianças com transtorno do espectro autista Autismo em crianças Autistas Deficientes auditivos Children with autism spectrum disorders Autism in children Autistic people |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | MULLER, Deise Marina. Autismo e a formação de professores de matemática: uma revisão sistemática de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as produções acadêmicas que abordem em seus escopos aspectos relacionados à formação de professores de matemática para atuação junto aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, utilizamos como metodologia a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) considerando como base para a coleta de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o intuído de responder à pergunta norteadora: Como estão configuradas as teses e dissertações brasileiras sobre o Transtorno do Espectro Autista, especialmente no que compete à formação de professores de Matemática? Após criteriosa classificação e refinamento obtivemos nove dissertações que foram analisadas na íntegra, sendo seis delas resultantes de programas de Mestrado Profissional e três de Mestrados Acadêmicos. Delas, cinco com aplicações na área da matemática, uma mediação lúdica com o aluno autista sobre conteúdos matemáticos, e quatro que possuem como produto cartilhas com informações e dicas aos demais professores sobre, principalmente, adaptações de conteúdo utilizando atividades lúdicas, incluindo a aplicação de uma formação de professores sobre adaptação de avaliações e, quatro trabalhos que tratam de entrevistas com professores de matemática e familiares de alunos autistas, sendo uma com aplicação de oficina sobre o TEA de forma online para professores. Com essa pesquisa foi possível verificar que a formação de professores de matemática voltada para o público autista ainda é um tema muito pouco explorado, mas com grandes possibilidades de ascensão devido à crescente demanda de informações sobre o assunto, tendo em vista o aumento da quantidade de alunos autistas inclusos nas escolas regulares. Assim, estima-se que possam surgir mais pesquisas e, principalmente, formações nessa área, especialmente voltadas para professores de áreas específicas. |
Abstract: | The general objective of this research is to analyze academic productions that address aspects related to the training of mathematics teachers to work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). To this end, we used the Systematic Literature Review (RSL) as a methodology, considering as a basis for data collection the Catalog of Theses and Dissertations of the Foundation Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the aim of answering the guiding question: How are Brazilian theses and dissertations on Autism Spectrum Disorder configured, especially with regard to the training of Mathematics teachers? After careful classification and refinement, we obtained nine dissertations that were analyzed in full, six of which resulted from Professional Master's programs and three from Academic Master's programs. Of these, five with applications in the area of mathematics, a playful mediation with autistic students on mathematical content, and four that have as a product booklets with information and tips for other teachers on, mainly, adaptations of content using playful activities, including the application of teacher training on adapting assessments and, four works that deal with interviews with mathematics teachers and families of autistic students, one of which involves the implementation of a workshop on ASD online for teachers. With this research it was possible to verify that the training of mathematics teachers aimed at autistic audiences is still a very little explored topic, but with great possibilities for advancement due to the growing demand for information on the subject, given the increase in the number of autistic students included in regular schools. Therefore, it is estimated that more research and, mainly, training in this area may emerge, especially aimed at teachers in specific areas. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36302 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
autismoformacaoprofessoresmatematica.pdf | 886,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons