Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuller, Deise Marina-
dc.date.accessioned2025-03-31T12:46:55Z-
dc.date.available2025-03-31T12:46:55Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationMULLER, Deise Marina. Autismo e a formação de professores de matemática: uma revisão sistemática de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36302-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to analyze academic productions that address aspects related to the training of mathematics teachers to work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). To this end, we used the Systematic Literature Review (RSL) as a methodology, considering as a basis for data collection the Catalog of Theses and Dissertations of the Foundation Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the aim of answering the guiding question: How are Brazilian theses and dissertations on Autism Spectrum Disorder configured, especially with regard to the training of Mathematics teachers? After careful classification and refinement, we obtained nine dissertations that were analyzed in full, six of which resulted from Professional Master's programs and three from Academic Master's programs. Of these, five with applications in the area of mathematics, a playful mediation with autistic students on mathematical content, and four that have as a product booklets with information and tips for other teachers on, mainly, adaptations of content using playful activities, including the application of teacher training on adapting assessments and, four works that deal with interviews with mathematics teachers and families of autistic students, one of which involves the implementation of a workshop on ASD online for teachers. With this research it was possible to verify that the training of mathematics teachers aimed at autistic audiences is still a very little explored topic, but with great possibilities for advancement due to the growing demand for information on the subject, given the increase in the number of autistic students included in regular schools. Therefore, it is estimated that more research and, mainly, training in this area may emerge, especially aimed at teachers in specific areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.subjectDeficientes auditivospt_BR
dc.subjectChildren with autism spectrum disorderspt_BR
dc.subjectAutism in childrenpt_BR
dc.subjectAutistic peoplept_BR
dc.titleAutismo e a formação de professores de matemática: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.title.alternativeAutism and mathematics teacher training: a systematic literature reviewpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as produções acadêmicas que abordem em seus escopos aspectos relacionados à formação de professores de matemática para atuação junto aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, utilizamos como metodologia a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) considerando como base para a coleta de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o intuído de responder à pergunta norteadora: Como estão configuradas as teses e dissertações brasileiras sobre o Transtorno do Espectro Autista, especialmente no que compete à formação de professores de Matemática? Após criteriosa classificação e refinamento obtivemos nove dissertações que foram analisadas na íntegra, sendo seis delas resultantes de programas de Mestrado Profissional e três de Mestrados Acadêmicos. Delas, cinco com aplicações na área da matemática, uma mediação lúdica com o aluno autista sobre conteúdos matemáticos, e quatro que possuem como produto cartilhas com informações e dicas aos demais professores sobre, principalmente, adaptações de conteúdo utilizando atividades lúdicas, incluindo a aplicação de uma formação de professores sobre adaptação de avaliações e, quatro trabalhos que tratam de entrevistas com professores de matemática e familiares de alunos autistas, sendo uma com aplicação de oficina sobre o TEA de forma online para professores. Com essa pesquisa foi possível verificar que a formação de professores de matemática voltada para o público autista ainda é um tema muito pouco explorado, mas com grandes possibilidades de ascensão devido à crescente demanda de informações sobre o assunto, tendo em vista o aumento da quantidade de alunos autistas inclusos nas escolas regulares. Assim, estima-se que possam surgir mais pesquisas e, principalmente, formações nessa área, especialmente voltadas para professores de áreas específicas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zarpelon, Edinéia-
dc.contributor.advisor-co1Schmitz, Giliane-
dc.contributor.referee1Zarpelon, Edinéia-
dc.contributor.referee2Silva, Camila Heloiza da-
dc.contributor.referee3Oliveira, Divanete Maria Bitdinger de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autismoformacaoprofessoresmatematica.pdf886,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons