Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36081
Título: | Uma abordagem metodológica da sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | A methodological approach to sociology and repercussion on the teaching and learning process |
Autor(es): | Souza, Marli Teodoro de |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Conhecimento e aprendizagem Teaching - Methodology Learning strategies Knowledge and learning |
Data do documento: | 9-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Marli Teodoro de. Uma abordagem metodológica da sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Este estudo tem como título Uma Abordagem Metodológica da Sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem, tem como objetivo demonstrar o caráter intermitente da Sociologia nos currículos escolares, e relatar a trajetória da disciplina no Brasil. Por meio da pesquisa de cunho bibliográfico, foi possível elaborar uma análise sobre o cenário da Sociologia nos currículos escolares brasileiros, bem como, as consequências dessa instabilidade da disciplina para os docentes da área de Sociologia. Também foram abordados alguns aspectos referentes aos conceitos da Sociologia, dentre estes os recursos didáticos, Base Comum Curricular, Sociologia ao longo da história, processo de ensino e de aprendizagem, professores de Sociologia e ensino da sociologia na atualidade. Considera-se que a prática docente requer um profissional sempre atualizado, e a formação continuada de professores precisa de atenção no Brasil, uma vez que, exige-se um professor cada vez mais dinâmico e inovador em sala de aula, no entanto, não se oportunizam condições de capacitação para a sua formação continuada. A tarefa dos professores de sociologia é instigar, orientar a imaginação sociológica dos estudantes, utilizando-se de recursos metodológicos diversificados com a finalidade de estimular, motivar os educandos e favorecer a aprendizagem, mesmo em meio à instabilidade em relação à disciplina nos currículos escolares. |
Abstract: | This study is entitled A Methodological Approach to Sociology and its repercussion on the teaching and learning process. It aims to demonstrate the intermittent nature of Sociology in school curricula, and report the trajectory of the discipline in Brazil. Through bibliographical research, it was possible to develop an analysis of the Sociology scenario in Brazilian school curricula, as well as the consequences of this instability of the discipline for teachers in the area of Sociology. Some aspects relating to the concepts of Sociology were also addressed, including teaching resources, Common Curriculum Base, Sociology throughout history, the teaching and learning process, Sociology teachers and teaching sociology today. It is considered that teaching practice requires a professional who is always up to date, and the continued training of teachers needs attention in Brazil, since an increasingly dynamic and innovative teacher is required in the classroom, however, it is not provide training conditions for their continued training. The task of sociology teachers is to instigate and guide students' sociological imagination, using diverse methodological resources with the aim of stimulating, motivating students and promoting learning, even in the midst of instability in relation to the subject in school curricula. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36081 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
abordagemsociologiaensinoaprendizagem.pdf | 161,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons