Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36060
Título: | Mobilização de funções executivas na resolução de tarefas envolvendo frações |
Título(s) alternativo(s): | Mobilization of executive functions in resolution of tasks involving fractions |
Autor(es): | Lima, Jeferson Willian Correia |
Orientador(es): | Dalto, Jader Otavio |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Funções executivas (Neuropsicologia) Frações Aprendizagem cognitiva Mathematics - Study and teaching Executive functions (Neuropsychology) Fractions Cognitive learning |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LIMA, Jeferson Willian Correia. Mobilização de funções executivas na resolução de tarefas envolvendo frações. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa de Mestrado em Ensino de Matemática teve como objetivo investigar a Mobilização das Funções Executivas na Resolução de Tarefas envolvendo Frações, buscando responder às seguintes questões: quais Funções Executivas (FE) são mobilizadas pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na resolução de tarefas de frações e como essas FE são mobilizadas? De caráter qualitativo, o estudo foi realizado em uma turma do 7º ano de uma escola pública na cidade de Três Lagoas-MS, utilizando registros escritos e gravações de áudio das interações entre os estudantes, organizados em grupos para a resolução das tarefas. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em quatro etapas: inicialmente, foram selecionadas tarefas envolvendo frações; em seguida, essas tarefas foram aplicadas aos alunos, que as resolveram tanto individualmente quanto em grupos, conforme orientação do professor-pesquisador; posteriormente, analisaram-se as resoluções apresentadas, seguidas de uma discussão coletiva em sala de aula; por fim, buscou-se evidenciar a Mobilização das Funções Executivas na resolução dessas tarefas. Os resultados da investigação indicam que, ao resolverem problemas envolvendo frações, os alunos mobilizam diversas Funções Executivas, destacando-se o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Além da análise acadêmica, a pesquisa resultou na elaboração de um Produto Educacional que visa contribuir não apenas para a aprendizagem do conteúdo de frações, mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentais ao aprendizado matemático. Esse material foi estruturado como um recurso prático para auxiliar professores em sala de aula, promovendo a Mobilização das Funções Executivas em atividades que envolvam frações. |
Abstract: | This Master's research in Mathematics Teaching aimed to investigate the Mobilization of Executive Functions in the Resolution of Tasks Involving Fractions, seeking to answer the following questions: which Executive Functions (EF) are mobilized by 7th-grade elementary school students in the resolution of fraction tasks, and how are these EF mobilized? Qualitative in nature, the study was conducted in a 7th-grade class at a public school in the city of Três Lagoas-MS, using written records and audio recordings of student interactions, organized in groups to solve the tasks. The research development took place in four stages: initially, fraction-related tasks were selected; next, these tasks were applied to students, who solved them both individually and in groups under the guidance of the teacher-researcher; subsequently, the presented solutions were analyzed, followed by a collective discussion in the classroom; finally, the Mobilization of Executive Functions in solving these tasks was highlighted. The investigation results indicate that, when solving problems involving fractions, students mobilize various Executive Functions, with inhibitory control, working memory, and cognitive flexibility being the most prominent. In addition to the academic analysis, the research led to the development of an Educational Product designed to contribute not only to the learning of fraction content but also to the development of cognitive skills essential for mathematical learning. This material was structured as a practical resource to assist teachers in the classroom, fostering the Mobilization of Executive Functions in activities involving fractions. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Funções executivas: como influenciam a resolução de tarefas de frações?" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36060 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
funcoesexecutivastarefasfracoes.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
funcoesexecutivastarefasfracoes_produto.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons