Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35817
Título: Práticas no ensino do componente curricular de Biologia no novo Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Practices in teaching the Biology curricular component in the new High School
Autor(es): Kawashima, Ana Beatriz
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Ensino – Metodologia
Ciência - Estudo e Ensino
Estratégias de aprendizagem
Teaching – Methodology
Science - Study and teaching
Learning strategies
Data do documento: 9-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KAWASHIMA, Ana Beatriz. Práticas no ensino do componente curricular de Biologia no novo Ensino Médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: No ensino de Biologia, a implementação de aulas práticas e experimentais desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Isso possibilita que os alunos compreendam as teorias na prática, auxiliando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de conceitos científicos. Além do mais, elas permitem que os estudantes adquiram habilidades para explorar o entorno ao seu redor e encontrar resoluções para problemas complexos. O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições das aulas práticas no ensino e aprendizagem de Biologia para os alunos do Novo Ensino Médio. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos publicados na área de ensino. Os resultados apontam que as aulas práticas colaboram para o processo de construção do conhecimento desempenhando um papel fundamental no ensino de Biologia. Portanto, as aulas práticas, oferecem aos estudantes oportunidades para explorar e compreender os conceitos teóricos de forma mais tangível e aplicada, promovendo o protagonismo do estudante.
Abstract: In teaching Biology, the implementation of practical and experimental classes plays a fundamental role in the learning process, facilitating the construction of knowledge. This enables students to understand theories in practice, helping in the learning process and the development of scientific concepts. Furthermore, they allow students to acquire skills to explore the environment around them and find solutions to complex problems. This study aimed to verify the contributions of practical classes in the teaching and learning of Biology for New High School students. It also presents a bibliographical review of books and scientific articles published in the teaching field. The results indicate that practical classes contribute to the knowledge construction process, playing a fundamental role in the teaching of Biology. Therefore, practical classes offer students opportunities to explore and understand theoretical concepts in a more tangible and applied way, promoting the student’s protagonism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35817
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasbiologiaensinomedio.pdf163,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons