Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35806
Título: História e Geografia: uma análise do Ensino Fundamental I no contexto da educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): History and Geography: an análisis of Elementary Education I in the context of inclusive education
Autor(es): Zanchet, Ligia Aparecida Teixeira Schaff
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Educação
História
Educação inclusiva
Education
History
Inclusive education
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZANCHET, Ligia Aparecida Teixeira Schaff. História e Geografia: uma análise do Ensino Fundamental I no contexto da educação inclusiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: Este estudo tem como tema norteador a análise e a identificação de metodologias de ensino-aprendizagem que abarquem a efetivação da inclusão e acessibilidade de alunos com deficiências nas disciplinas de História e Geografia em turmas do Ensino Fundamental I. Para tanto, buscou-se alinhar abordagens extraídas de pesquisas bibliográficas cuja fundamentação teórica se ancora em estudos já realizados na área. Deste modo a metodologia adotada é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, a fim de assegurar resultados múltiplos e reflexivos acerca da proposta trabalhada. A pesquisa se justifica na medida em que busca analisar a organicidade que permeia a história da educação (em principal o contexto dos dias atuais) e as vicissitudes do ambiente escolar que, em um primeiro momento, apresentam interdependência ao planejamento de emendas e diretrizes em conformidade com as diretivas do Estado que, por sua vez, em um segundo momento, busca se corresponder com as necessidades e demandas da sociedade. Com isso, analisou se como os docentes de História e Geografia no ensino Fundamental I têm desenvolvido suas técnicas e metodologias de ensino dentro do contexto da inclusão e da acessibilidade, considerando, inclusive, o arcabouço legal já existente e que direciona os planejamentos de aula. Enquanto resultados analisados verifica-se a necessidade que se faz urgente de incrementos na qualificação dos profissionais da educação com relação a educação inclusiva, bem como, a construção de modelos de experiências educativas que deram certo a fim de criar um norteador para os docentes que ainda não sabem como agir com turmas que possuem alunos com deficiências físicas e/ou intelectuais.
Abstract: This study's guiding theme is the analysis and identification of teaching-learning methodologies that encompass the effective inclusion and accessibility of students with disabilities in the subjects of history and geography in Elementary School I classes. To this end, we will seek to align approaches taken from bibliographical research whose theoretical foundation is anchored in studies already carried out in the area. Therefore, the methodology adopted is bibliographic in nature with a qualitative approach, in order to ensure multiple and reflective results regarding the proposed proposal. The research is justified in that it seeks to analyze the organicity that permeates the history of education (mainly the context of the present day) and the vicissitudes of the school environment which, at first, present interdependence in the planning of amendments and guidelines accordingly. with the directives of the State which, in turn, in a second moment, will seek to correspond with the needs and demands of society. With this, it will be analyzed how history and geography teachers in elementary school I have developed their teaching techniques and methodologies within the context of inclusion and accessibility, including considering the existing legal framework that guides planning of class. As results analyzed, there is an urgent need for increases in the qualification of education professionals in relation to inclusive education, as well as the construction of models of educational experiences that have worked in order to create a guide for teachers who still They do not know how to act with classes that have students with physical and/or intellectual disabilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35806
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiageografiaeducacaoinclusiva.pdf241,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons