Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35783
Título: Bullying na educação infantil: um desafio para a sociedade
Título(s) alternativo(s): Bullying in early childhood education: a challenge for society
Autor(es): Guimarães, Aline Santana
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Preconceitos
Educação
Ambiente escolar
Prejudices
Education
School environment
Data do documento: 9-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GUIMARÃES, Aline Santana. Bullying na educação infantil: um desafio para a sociedade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O presente estudo bibliográfico tem como objetivo mostrar os desafios que um aluno que sofre bullying, devido a uma síndrome rara, sofre na escola. E ao mesmo, tempo ressalta a importância da comunidade escolar e da família na intenção de amenizar as consequências do bullying. Esta revisão literária apresenta o contexto histórico da educação brasileira, e também sobre a cidadania infantil dentro da Base Nacional Comum Curricular, bullying e aspectos gerais e a importância da família e da socialização na educação infantil. Esta abordagem trata-se de como prevenir que mais alunos provoquem esse problema, que traz muitos transtornos aos envolvidos no contexto escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo, foi baseada em materiais bibliográficos, e no filme Extraordinário sob a direção de Raquel Jaramilo Palacio e tem como referência os autores Saviani, Freire, Schwartzman, entre outros. E a partir do material bibliográfico e das informações observadas, foi fundamentado uma análise sobre questões relacionadas ao bullying, mostrando que é de suma importância a presença da família no combate ao bullying escolar. E ao mesmo tempo enfatizando a importância de se orientar pais, alunos e funcionários sobre o que determinado aluno tem, do ponto de vista comportamental, para saber conduzi-lo de maneira adequada, sem gerar ou causar qualquer constrangimento, garantindo assim seu amplo desenvolvimento escolar diante dos demais alunos.
Abstract: This bibliographic study aims to show the challenges that a student who suffers bullying, due to a rare syndrome, faces at school. And at the same time, it highlights the importance of the school community and family in trying to mitigate the consequences of bullying. This literary review presents the historical contexto of the Brazilian education, and also about child citizenship within the National Common Curricular Base, bullying and general aspects and the importance of family and socialization in early childhood education. This approach is about how to prevent more students from causing this problem, which brings a lot of inconvenience to those involved in the school context. The methodology used to develop this study was based on bibliographic materials, and on the film <Extraordinário=, directed by Raquel Jaramilo Palacio and based on authors as Saviani, Freire, Schwartzman, among others. And based on the bibliographic material and the information observed, an analysis of issues related to bullying was pointed out, showing that the presence of the family in combating school bullying is extremely important. And at the same time, showing the importance of guiding parents, students and staff about what a particular student has, from a behavioral point of view, to know how to guide them appropriately, without generating or causing any embarrassment, thus guaranteeing their broad academic development in front of other students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35783
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bullyinginfantildesafiosociedade.pdf303,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons