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Título: Matemática escolar: tendências metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem de geometria plana
Título(s) alternativo(s): School mathematics: methodological tendencies to the process of teaching and learning of geometry
Autor(es): Schirlo, Ana Cristina
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Geometria plana
Aprendizagem baseada em problemas
Mathematics - Study and teaching
Geometry, Plane
Problem-based learning
Data do documento: 27-Nov-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHIRLO, Ana Cristina. Matemática escolar: tendências metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem de geometria plana. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, analisar as contribuições das tendências metodológicas: Formalista Clássica, Formalista Moderna e Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem do conteúdo matemático de Geometria Plana, que se ancoram nos movimentos da Matemática Clássica, da Matemática Moderna e da Educação Matemática. Cabe salientar que esses movimentos e suas respectivas tendências metodológicas, teoricamente se fizeram valer no processo de ensino-aprendizagem em certos períodos temporais. No entanto, a experiência e a vivência educacional permitem afirmar que no interior da sala de aula, as metodologias e recursos de ensino, pertinentes a cada um desses movimentos, se fazem presentes, nos dias de hoje, na prática pedagógica dos professores de Matemática. Nesse sentido, os professores precisam ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a sua prática pedagógica em sala de aula está ligada a essas concepções. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, com ênfase na modalidade exploratória, por meio de aulas práticas em 03 (três) classes de 5ª séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada na cidade de Ponta Grossa, Paraná. De modo que, o subgrupo A, acompanhou os conteúdos de Geometria Plana, aos moldes das características da tendência Formalista Clássica. O subgrupo B acompanhou os mesmos conteúdos do subgrupo A, porém privilegiando a tendência Formalista Moderna. E, o subgrupo C acompanhou o mesmo conteúdo dos subgrupos A e B, sendo as aulas ministradas por meio da tendência Resolução de Problemas. Os dados coletados nessa pesquisa por meio do pré-teste, das aulas, do pós-teste e das entrevistas, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da Teoria de van Hiele. Os resultados obtidos permitiram concluir que aulas aos moldes da tendência Formalista Clássica contribuíram para que os alunos do subgrupo A, passassem a apresentar uma melhoria na qualidade dos seus conhecimentos referentes ao conteúdo de Geometria Plana. Os alunos do subgrupo B apresentaram um realce no ensino de símbolos e uma atenuação nas noções das figuras geométricas por meio das contribuições da tendência Formalista Moderna. E, os alunos do subgrupo C, após as aulas com aportes na tendência Resolução de Problemas, passaram a apresentar um conhecimento significativo relacionados com os conteúdos geométricos básicos. Como produto final, apresenta-se um caderno pedagógico que tem por finalidade fornecer aos professores de Matemática e interessados no assunto, um conjunto de informações sobre as tendências metodológicas que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática durante o processo de ensino dos conteúdos de Geometria Plana.
Abstract: This work has aimed to analyze the contributions of such methodological approaches: Classical Formalism, Modern Formalism and the Solve-Problem in the teaching-learning process of the Plane Geometry in the Mathematical content which is anchored in the Classical Mathematic, Modern Mathematic and Mathematic Education movements. It should be noticed those movements and their methodological approaches were valued in the learning-teaching process during certain time periods. However, the educational experience allowed us to assume that into classrooms the pertinent methodologies and the teaching resources to each one of these movements have been presented in the current pedagogical practice of the Mathematic teachers. Thus, the teachers need to be aware of their own conceptions on Mathematic once their pedagogical practice is connected to those conceptions. We have adopted the qualitative research approach with focus on the exploratory modality through practical lessons in 03 (three) classes of the 5th. Grade of the Elementary School from a public school in Ponta Grossa city, Paraná state. The subgroup A used the Plane Geometry contents with the Classical Formalism forms. The subgroup B used the same contents of the subgroup A favoring the Modern Formalism approach. The subgroup C used the same content of the subgroups A and B, and the classes were taught by the Solve-Problem approach. The collected data by the pre-test, lessons, post-test and interviews were analyzed through the Ausubel’s Meaningful Learning Theory and van Hiele’s Theory. The obtained results allowed us to conclude that the lessons under the Classical Formalism framework supported an improvement of the students in the subgroup A on the Plane Geometry contents. The students in the subgroup B demonstrated an enhancement in the teaching of symbols and an upgrading in the geometry shapes notions under the Modern Formalism framework contribution. The students in the subgroup C, after the lessons supported by the Solve-Problems framework revealed meaningful knowledge on the basic geometric contents. As a final product, we developed a pedagogical agenda aiming at to offer the Mathematic teachers and to those interested on these issues, with a set of information on the methodological approaches which have been performed into Mathematic classes when teaching the Plane Geometry contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3535
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