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Título: Problemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenharia
Título(s) alternativo(s): Discussion generator problems: a proposition for physics teaching in engineering courses
Autor(es): Machado, Vinicius
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Engenharia - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Physics - Study and teaching
Engineering - Study and teaching
Problem-based learning
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 3-Jun-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MACHADO, Vinicius. Problemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenharia. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, verificar os efeitos da Metodologia PGD (Problemas Geradores de Discussões), sobre o processo de formação acadêmica do aluno de Engenharia por meio de sua aplicação no ensino de Física. A Metodologia PGD foi construída com o objetivo de buscar um novo caminho pedagógico a fim de permitir ao ensino da Física dar uma maior parcela de contribuição no processo de formação do aluno, futuro engenheiro. Para construir a Metodologia, buscaram-se orientações por meio de estudos sobre as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia), princípios educacionais do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre trabalhos que propõem o desenvolvimento de ensino baseado na Resolução de Problemas. Na pesquisa ocorreram três aplicações de atividades PGDs (elaboradas de acordo com a Metodologia PGD). As discussões que ocorreram junto às aplicações dos PGDs foram intermediadas pelo professor de acordo com uma técnica intitulada Grupo Focal ou Grupo de Discussões. A coleta de dados ocorreu por meio do recebimento de relatórios entregue pelos alunos ao resolver os PGDs. As informações coletadas passaram por uma análise qualitativa, seguindo as orientações do método Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a Metodologia PGD cumpre com os propósitos para os quais foi construída. O uso da Metodologia PGD promoveu uma maior participação dos alunos no processo de sua formação acadêmica com a realização de novas atividades de aprendizagem e a utilização de conhecimentos de diferentes áreas, integrados para a busca da solução/respostas às questões/questionamentos contidos nos PGDs. Os alunos passaram também a trabalhar em grupo, realizar pesquisas, confrontar idéias, realizar, propor e exercitar suas habilidades em elaborar, descrever e colocar em prática procedimentos experimentais, potencializando conhecimentos teóricos. Passaram a relacionar tecnologia a questões sociais e ambientais, utilizando-se dessas relações para refletir, analisar ou avaliar impactos causados pelo uso de diferentes processos, procedimentos ou produtos tecnológicos. Como produto final, apresenta-se um manual para elaboração e aplicação da Metodologia PGD.
Abstract: In this work we tried, to verify the effects of the DGP Methodology, (Discussion Generator Problems) about the process of the academic formation of the student of Engineering through his endeavor in the Physics teaching. That Methodology was built with the objective of searching a new pedagogical way, in order to allow Physics teaching to give a bigger contributing role in the student education process, the future engineer. To build the methodology, we searched orientation through studies about the NCGs (National Curricula Guidelines) of the Engineering courses, educational principles of the STS focus (Science, Technology and Society) and about works which propose the teaching development based on Problem Solving. In the research, three DGP activity applications occurred. The discussions that occurred with the application of PGDs were intermediated by the teacher according to a technique called Focus Group or Group Discussions. The data collecting occurred through the reports delivered by the students when they solved the DGPs. The collected information passed through a qualitative analysis, following the guidelines of the Content Analysis methods. The results obtained allowed us to conclude that the DGP Methodology fulfills the purposes to which it was built. The use of the DGP Methodology promoted a greater participation of the students in the process of their academic accomplishments, with the fulfillment of new learning activities and the utilization of different area knowledge, integrated to the search of answer/solution to questions/questionings contained in the DGPs. The students also started to work in groups to do researches, to confront ideas, to make, propose and exercise their abilities in elaborate/describe/practice experimental procedures, putting in evidence theoretical knowledge. They started to relate technology to social and environmental matters, using those relations to ponder, analyze or evaluate impacts caused by the use of different processes, procedures or technological products. As a final product, presents a guide to development and implementation of methodology DGP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3533
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