Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3523
Título: Toda física por água abaixo: a construção e utilização de um protótipo de submarino para o ensino de física
Título(s) alternativo(s): All physical for water below: the construction and use of a submarine prototype for physics teaching
Autor(es): Quadros, Celso Gonçalves de
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Submarinos
Conceitos
Ausubel, David Paul, 1918-
Physics - Study and teaching
Learning
Submarines (Ships)
Concepts
Data do documento: 9-Ago-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: QUADROS, Celso Gonçalves de. Toda física por água abaixo: a construção e utilização de um protótipo de submarino para o ensino de física. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de aplicação em sala de aula da teoria de ensino de David Ausubel, da aprendizagem significativa, e da teoria psicológica dos campos conceituais de Gerard Vergnaud. A aplicação de algumas das atividades desta proposta foi desenvolvida no ano de 2009, em duas turmas do curso técnico de nível médio no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que indicou os principais problemas existentes na formação conceitual dos alunos, relativos aos tópicos de física pesquisados, cujo resultado foi utilizado para a elaboração das atividades propostas. Buscou-se, assim, estabelecer uma conformidade com as citadas teorias para se desenvolver as atividades aplicadas e sugerir outras, na tentativa de resolver os problemas conceituais detectados com a pesquisa, visando a melhoria da qualidade no ensino de Física. Tanto as atividades aplicadas em sala de aula como as sugeridas no trabalho foram pautadas principalmente na utilização de um protótipo de submarino e alguns acessórios, de maneira sequencial, cuja principal meta foi a integração de vários conceitos físicos trabalhados na disciplina ao longo de sua aplicação. Desta maneira, o protótipo foi previsto para ser, tanto uma referência inicial, como uma referência a ser reutilizada nas atividades subsequentes para o ensino de vários conceitos físicos, proporcionando ao aluno uma revisão e ampliação dos mesmos, facilitando para ele a formação ou a readequação dos seus conceitos iniciais e seus modelos mentais de maneira mais apropriada, tornando mais fácil sua interpretação e melhor o entendimento dos assuntos a serem estudados.
Abstract: The present paper is an overture classroom application of David Ausubel’s Learning Theory, the meaningful learning, and the Psychology Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud. The application of some of the activities in this paper was developed in 2009, in two distinct classes of the high school technical course program in the Ponta Grossa Technological Federal University of Parana Campus - UTFPR. It was developed a qualitative research which pointed out the main existing problems in the students’ conceptual thinking concerning to the Physics topic researched, whose result was utilized to the elaboration of the presented activities. Thus, finding to determine conformity with the theories mentioned above to expand the applied activities and suggest others, in order to try to solve the conceptual problems observed in the research, surely aiming to improve the quality of Teaching Physics. Therefore, the activities applied in the classroom like the ones suggested in the paper were lined mainly in the utilization of a submarine prototype and some accessories, in a sequential way, whose main goal was the integration of several Physics concepts analyzed in the discipline along with its application. So that, the prototype was foreseen to be, as a initial reference, as a reference to be reused in the following activities to teach various Physics Concepts, providing to the student a review and an enlargement of these concepts, facilitating him the formation or the readequation of their initial concepts and their mental models in a more appropriate manner, making it easier itsinterpretation and a better understanding of the subject which will be studied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3523
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Quadros, Celso Gonçalves de_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
10,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.