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Título: A pedagogia de projetos de investigação no estudo de problemas socioambientais: uma situação de aprendizagem na formação de professores de ciências
Título(s) alternativo(s): The pedagogy of projects of inquiry in the study of problems social environment: a situation of learning in the formation of teachers of sciences
Autor(es): Almeida, Murilena Pinheiro de
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Educação ambiental
Professores - Formação
Aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Teachers, Training of
Learning
Science - Study and teaching
Data do documento: 14-Dez-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Murilena Pinheiro de. A pedagogia de projetos de investigação no estudo de problemas socioambientais: uma situação de aprendizagem na formação de professores de ciências. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: Estudar problemas ambientais locais, em sala de aula, importa no envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento. Assim, este estudo aborda: Como desenvolver uma proposta de trabalho em sala de aula ancorada na pedagogia de projetos, explorando a temática dos problemas socioambientais locais, e que estabeleça relações com a docência em ciências enquanto atividade intelectual e reflexiva? O presente estudo teve por propósitos: elaborar uma situação de aprendizagem problematizadora e contextualizada para a inserção da temática socioambiental na formação de professores de ciências; verificar como o processo de investigação contribui para a constituição da identidade docente; propiciar aos licenciandos referências teórico-metodológicas para a inserção da temática socioambiental local, na educação básica, com uma ação didática contextualizada em sala de aula, ou seja, a construção de uma práxis pedagógica a partir de necessidades, problemas e conflitos vivenciados na realidade concreta; Identificar na produção discente as relações e conexões com a contextualização e a problematização; validar a estratégia metodológica proposta; sistematizar e disponibilizar as ferramentas tecnológicas utilizadas na realização dessa proposta de ensino em DVDs. Esta investigação se define como um projeto de ação, em sua concretização, registro e a coleta de dados, utilizaram-se os fundamentos da metodologia da pesquisa-ação e o recurso da filmagem. São sujeitos do estudo 30 discentes da licenciatura em Ciências Biológicas, destes 25 exercem a docência, no ensino fundamental e médio, em escolas urbanas e rurais, nas disciplinas ciências e biologia. A ação realizada resultou na produção de quatro vídeo-clips. Nessa comunidade, a aquisição, a partilha e o manuseio de produções científicas sobre os temas estudados resultaram em repercussão e mobilização social. Infere-se, portanto que a abordagem estritamente acadêmica presente nas licenciaturas centralizadas exclusivamente na transmissão e reprodução de saberes doutos da cultura universal, apresenta-se insuficiente para responder aos desafios instaurados pelas relações ciência, tecnologia e sociedade que se apresentam na problemática socioambiental e na própria formação docente. Destaca-se, assim, a importância e a atenção aos valores sociais e culturais, a identidade e ao contexto no qual estes se manifestam para a realização da Educação Ambiental. Há aí, uma relação de interdependência, de construções epistemológicas e referências sociais que invadem a sala e do mesmo, conquistam outros espaços sociais. E, é nessa interface que se apresenta à possibilidade de transformação social, de incorporação e vivência de uma ética da sustentabilidade socioambiental, que se constrói na dinâmica do cotidiano.
Abstract: This research approaches the study local environment problems in classroom involve the pupils in activities of research and projects of knowledge. As to develop a proposal of work in classroom anchored in the pedagogy of projects, being explored the thematic one of the local environment and social problems, and that establishes relations with teachings in sciences while intellectual and reflexive activity? This study with the following intentions was considered: to elaborate a situation of problems and contextualized learning for the insertion of the thematic environment and social in the formation of teachers’ of sciences; to verify as the inquiry process contributes for the constitution of the teaching identity; to propitiate pupils the references theoretician-methodological for the insertion of the thematic local environment and social, in the basic education, with a contextualized didactic action in classroom, that is, the construction of praxis pedagogical from necessities, problems and conflicts lived deeply in the concrete reality; To identify in the learning production the relations and connections with the contextualized and the problems; to validate the strategy methodological proposal; systemize and to available the used technological tools in the accomplishment of this proposal of education in DVDs (Digital Record of Versatile). This inquiry if defines as an action project, the concretion, register and the collection of data had used the beddings of the methodology of the research-action and the resource of the filming. 30 pupils learning of the Course Biological Sciences are citizens of the study, of these 25 are teachers, in basic education and average, in urban and rural schools, they teach discipline sciences and biology. Therefore, it is inferred of the present study that the boarding strict present academic in the learning of teachers centered exclusively in the transmission and reproduction to know of the universal culture, is presented insufficient to answer to the challenges restored for the relations science, technology and society that if present in the problematic environment and social problems and the proper teaching formation. It is distinguished, therefore, the importance and the attention to the social and cultural values, the identity and to the context in which these if reveal for the accomplishment of the Environment Education. But, it has there, a relation of interdependence, epistemological constructions and social references that invade the room. In turn, the constructions of knowledge accomplished in the classroom conquer other social spaces. This is in interface that if presents to the possibility of social transformation, of incorporation and experience of ethics of the environment and social problems support, that if constructs in the dynamics of the daily one.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3522
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