Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3514
Título: | Robótica: ferramenta pedagógica no campo da computação |
Título(s) alternativo(s): | Robotics: a pedagogical tool in the field of computing |
Autor(es): | Kloc, Antonio Eduardo |
Orientador(es): | Koscianski, André |
Palavras-chave: | Robótica Computação Ensino auxiliado por computador Robotics Computer science Computer-assisted instruction |
Data do documento: | 25-Fev-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | KLOC, Antonio Eduardo. Robótica: ferramenta pedagógica no campo da computação. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011. |
Resumo: | A Teoria Construcionista de aprendizagem, proposta por Seymour Papert considera importante o contato com recursos tecnológicos, que possibilitam aos alunos a solução de problemas por meio de situações práticas e reais. Os alunos utilizam conceitos de disciplinas curriculares para o desenvolvimento de tarefas, explorando o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicando-o em atividades complementares em laboratório. Essa pesquisa relata o uso da robótica como ferramenta para aumentar a motivação, a criatividade e o pensamento interdisciplinar. Para exercer estas competências, neste contexto particular, os alunos vivenciam os conceitos adquiridos de diferentes disciplinas, com a liberdade para explorar soluções alternativas para cada tarefa. Essas atividades são desenvolvidas orientando a classe para solução de uma série de ações possíveis, fazendo com que as práticas desenvolvidas no laboratório de robótica representem ferramentas importantes para o aprendizado do aluno. O projeto é aplicado no curso técnico subsequente de Informática. Um dos objetivos da presente pesquisa é definir e documentar uma série de atividades e atribuições, formando a espinha dorsal de uma abordagem prática. A pesquisa mostrou que o uso da robótica permite o trabalho prático e interdisciplinar, facilitando o aprendizado dos alunos. |
Abstract: | The Constructivist theory of learning, proposed by Seymour Papert considers important the contact with technological resources that enable students to solve problems through practical and real situations. Students use the concepts of curriculum subjects for the development of tasks, exploiting the knowledge gained in the classroom and applying it with complementary activities in the laboratory. This research reports the use of robotics as a tool to increase motivation, creativity and interdisciplinary thinking. To exercise these powers in this particular context, students experience the concepts learned from different disciplines, with the freedom to explore alternatives for each task. These activities are developed guiding the class to solve a series of possible actions, making the practices developed in the robotics lab represent important tools for student learning. The project is implemented in the course of subsequent technical informatics. One goal of this research is to define and document a series of activities and assignments, forming the backbone of a practical approach. Research has shown that the robotic use allows practical and interdisciplinary work, facilitating student learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3514 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_m_Kloc, Antonio Eduardo _2011.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.