Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34769
Título: O exame de raio-X e o uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): X-rays and the use of comics in science teaching
Autor(es): Wozniak, Giovana Stedile
Orientador(es): Hirsch, Luciana Rocha
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Raios X
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
X-rays
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WOZNIAK, Giovana Stedile. O exame de raio-X e o uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como intuito realizar a exploração geral das histórias em quadrinhos que estão presentes nos livros didáticos que são disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) aos anos finais do Ensino Fundamental. Para sua realização, foram investigadas as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determinam o ensino de Física Moderna no ensino básico e que possuam um enfoque maior na Física das Radiações. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter de análise documental que foi feita baseada nos princípios da análise de conteúdo ao analisar as tirinhas presentes no PNLD e como elas se enquadram na BNCC. Verificou-se que o conteúdo de Física Moderna nos anos finais do ensino fundamental está presente como previsto pela BNCC e que há quadrinhos deste conteúdo nos livros didáticos; quanto à qualidade dos quadrinhos, a maioria se caracteriza entre as categorias ilustrativa, motivadora e instigadora. A pesquisa fundamentou a produção de três histórias em quadrinhos sobre o exame de raio-X com a intenção de inserir o contexto de conceitos físicos aprendidos em sala, com a possibilidade de estimular a alfabetização científica e por consequência o pensamento crítico.
Abstract: This work aims to carry out a general exploration of the comics that are present in the textbooks that are made available by the National Book and Didactic Material Program (PNLD) for the final years of Elementary School. For its realization, the competences, and abilities of the National Common Curricular Base (BNCC), document which determines the teaching of Modern Physics in basic education with a greater focus on Radiation Physics, were investigated. The work is characterized as a qualitative research with a documental analysis character that was made based on the principles of content analysis, investigating the comics in PNLD and how they fit in BNCC. It was found that Modern Physics is as predicted in the textbooks of final years of elementary school by BNCC and that there are comics of this subject in textbooks; as for the characteristics of the comics, most of them are characterized as illustrative, motivating, and instigating categories. The research allowed the production of comics about the X-ray exam with the intention to insert physical concepts learned in school, with the possibility of stimulating scientific literacy and, consequently, critical thinking.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34769
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raioxquadrinhosciencias.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons