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Título: Proposta de sequência didática sobre o problema da demarcação para a física do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Proposal of a didactic sequence about the demarcation problem for high school physics
Autor(es): Dalchau, Bruno Miranda
Orientador(es): Calazans, Alex
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Ciência - Filosofia
Pseudociência
Positivismo lógico
Popper, Karl R. (Karl Raimund), 1902-1994
Kuhn, Thomas S., 1922-1996
Physics - Study and teaching
Science - Philosophy
Pseudoscience
Logical positivism
Data do documento: 14-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DALCHAU, Bruno Miranda. Proposta de sequência didática sobre o problema da demarcação para a física do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O trabalho apresenta uma sequência didática de seis aulas para o ensino de física no ensino médio que tem como objetivo a capacitação da diferenciação entre o que é ciência e o que é não-ciência, a partir do entendimento do problema de demarcação sob a ótica de Thomas Kuhn. A compreensão do problema de demarcação objetiva tanto alunos quanto professores. Para tanto, o trabalho conta com uma discussão sobre os respectivos critérios de demarcação apresentados pelo positivismo lógico, por Karl Popper e por Thomas Kuhn. No positivismo, aborda-se o critério “verificacionista”; em Popper, o critério da falseabilidade de teorias; e em Kuhn, a ideia de uma linha evolutiva, que guia a comunidade científica no estabelecimento de novos paradigmas diante da necessidade causada por uma crise. O trabalho conta com a revisão de literatura e a análise documental. A análise documental se refere à Base Nacional Comum Curricular, a qual foi analisada com o objetivo de saber se a BNCC permite a elaboração de uma sequência didática com as características apresentadas. A sequência didática é elaborada a partir da concepção de Antoni Zabala e utiliza a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. No primeiro momento – problematização do conhecimento – a problematização é criada a partir do tema “Astrologia: é ciência ou não é?”, que leva diretamente à questão “o que é ciência?“. A partir de então, no segundo momento – organização do conhecimento – é discutido os critérios de demarcação das diferentes perspectivas citadas. No terceiro momento aplicação do conhecimento – ocorre a avaliação, na qual os alunos devem propor outros conhecimentos considerados pseudocientíficos presentes na sociedade, e analisá-los a partir dos critérios de demarcação discutidos. O trabalho não objetiva invalidar sistemas de crenças de maneira geral, mas sim capacitar a análise crítica das pseudociências sob a ótica científica, embasado em algum critério de demarcação.
Abstract: The paper presents a didactic sequence made of six classes for high school physics teaching, which aims to enable the differentiation between what is science and what is non-science, based on the understanding of the demarcation problem from Thomas Kuhn perspective. The understanding of the demarcation problem aims both students and teachers; for that, the work have a discussion about the demarcation criteria under positivism, Karl Popper and under Thomas Kuhn perspectives. In positivism, the “verificationist” criteria is approached; in Popper, the theories falsifiability criteria; and in Kuhn, the idea of an evolutionary line, which guides the scientific community in establishing new paradigms due a need caused by a crisis. The work includes a literature review and document analysis. The documentary analysis refers to the Curricular Common National Base, which was analyzed with the objective of knowing if it allows the elaboration of a didactic sequence with the mentioned characteristics. The didactic sequence is elaborated from the conception of Antoni Zabala and uses the methodology of the Three Pedagogical Moments. In the first moment – problematization of knowledge – the problematization is created from the theme “Astrology: is it science or is it not?” which leads directly to the question “what is science? From then on, in the second moment – organization of knowledge – the demarcation criteria of the different perspectives cited are discussed. In the third moment – application of knowledge – there is an evaluation, in which students must propose other pseudoscientific knowledge considered present in society, and analyze them based on the demarcation criteria discussed. The work does not aim to invalidate belief systems in general, but rather to enable the critical analysis of pseudosciences from a scientific perspective, based on some demarcation criteria
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34763
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