Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476
Título: O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais
Título(s) alternativo(s): The use of the blog and webquest as a learning tool in the discipline of Materials Science
Autor(es): Mainginski, Fábio Edenei
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Ciência dos materiais
Tecnologia da informação
Internet na educação
Aprendizagem
Blogs
Materials science
Information technology
Internet in education
Learning
Data do documento: 19-Ago-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MAINGINSKI, Fábio Edenei. O uso do blog e webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para construção de conceitos relacionados à Ciência dos Materiais e justifica-se pela busca de uma maneira mais atrativa, como a utilização de um blog, para expor e avaliar os conteúdos da disciplina. A análise dos dados coletados por meio de criação do blog para fornecer condições de construção de atividades virtuais foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com procedimento de pesquisa adotado como pesquisa-ação. A pesquisa realizada permitiu constatar que os estudantes reconhecem a aplicação da ferramenta como indispensável ao processo de construção de aprendizagem, mas que a presença do professor é indispensável à condução do ensino. Entre os aspectos mais relevantes observados pelos estudantes como sendo promotores da validade e continuidade do uso da ferramenta no ensino da disciplina Ciência dos Materiais, estão o da promoção do aprendizado, de recuperação e de avaliação, além do caráter de inclusão, uma vez que o aluno não é eliminado por não se sair bem numa avaliação e ter tempo de retomar o conteúdo trabalhado, no seu próprio ritmo. Os estudantes consideram, por fim, que o trabalho realizado por meio de webquest é bastante criterioso e exige maior disciplina de sua parte.
Abstract: This work aimed to apply an Information and Communication Technology (ICT) tool in order to build concepts related to Materials Science and it is justified by the search for a more attractive way, like using a blog, to give webquest activities and to assess the content of the subject. Data analysis approach is considered qualitative, descriptive and its research procedure adopted is classified as action-research. It was verified that students consider the tool application as a benefit to the learning development process, but they also consider that the presence of the teacher is necessary for the learning orientation. Among the more relevant aspects listed by students at the using of the tool for teaching Materials Science subject are the learning promotion, recuperation and assessment, and the inclusion characteristic as the student is not eliminated when does not have success in an evaluation and has time to return to the worked content, at his/her pace. Finally, students consider that the work done by webquest is very criterious and demands better organization from them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3476
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Mainginski, Fábio Edenei_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
6,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.