Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3474
Título: Instrumento de revisão redacional e metodológica para aplicação avaliativa em trabalhos acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Instrument review and drafting of methodology for implementation in academic evaluation
Autor(es): Vieira, Flávio Madalosso
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Redação técnica
Norma linguística
Língua portuguesa
Technical writing
Standard language
Portuguese language
Data do documento: 19-Nov-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VIEIRA, Flávio Madalosso. Instrumento de revisão redacional e metodológica para aplicação avaliativa em trabalhos acadêmicos. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação de problemas e não- conformidades do uso da Língua Portuguesa e da aplicabilidade das normas da ABNT, bem como objetivou a elaboração de uma ferramenta específica para auxiliar a elaboração e otimizar a avaliação de trabalhos acadêmicos de todos os níveis do ensino. Partindo-se da identificação de problemas em dissertações já defendidas, realizou-se a revisão da literatura concernente, elaborou-se uma relação de não-conformidades, donde se originou a primeira versão da Lista de Verificação, título do produto em lide neste trabalho, para, após a validação por doutores em Metodologia, ser aplicada em teste-piloto, que ofereceu subsídios para a melhoria do trabalho, tal como a alocação de legenda em cada um dos itens, sendo, então modificado conforme a indicação e aplicado a um grupo de 96 colaboradores, entre alunos de graduação e professores, que ofereceram como resultado a necessidade de readaptar a lista em alguns itens especificados no capítulo de Resultados e Discussões, muito embora tenha ficado claro, pelos usuários, que o produto é eficiente, de aplicabilidade simples e que oferece reais condições de facilitar o seu uso, independente do nível educacional a que se deseje aplicá-la.
Abstract: This work aims to study the problem identification and non-compliance of the use of the Portuguese language and the applicability of the norms of ABNT, and to develop a specific tool to help optimize the design and evaluation of academic all levels of education. Based on the identification of problems in theses, took place regarding the review of the literature, we developed a relationship of non-compliance, hence the origin of the first version of the checklist , under the product to deal with it because, after validation by physicians in the methodology used in the pilot study, which provided grants for improvement work, such as the attribution of the label each element and then modified as described and applied to a group of 96 employees, including graduate students and teachers, who volunteered in response to the need to readjust some items in the list provided for in section Results and discussion but it became clear to users that the product is effective, simple to apply and provides real-world conditions to facilitate their use, regardless of level of education in which you want to apply.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3474
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Vieira, Flávio Madalosso_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.