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Título: Análise multidimensional de emissões no ciclo de pouso e decolagem (LTO) no aeroporto internacional de Curitiba durante a implementação da navegação baseada em performance (PBN)
Título(s) alternativo(s): Multidimensional analysis of emissions in the landing and takeoff cycle (LTO) at Curitiba international airport during the implementation of performance-based navigation (PBN)
Autor(es): Carvalho, Luís Gustavo
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Aeroportos - Aspectos ambientais
Aeroportos - Curitiba (PR)
Navegação aérea
Navegação Baseada em Performance
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Emissões de gases de escape de aeronaves
Gases - Medição
Airports - Environmental aspects
Airports - Curitiba (Brazil)
Navigation (Aeronautics)
Performance-based navigation
Sustainable development
Sustainability
Aircraft exhaust emissions
Gases - Measurement
Data do documento: 20-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Luís Gustavo. Análise multidimensional de emissões no ciclo de pouso e decolagem (LTO) no aeroporto internacional de Curitiba durante a implementação da navegação baseada em performance (PBN). 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A preocupação com o impacto produzido pela atividade aérea levou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a realizar estudos e avaliar esse impacto sobre o meio ambiente. Parte dessa avaliação é fundamentada nos estudos promovidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Entre as ações desenvolvidas pela OACI está a implementação do conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN), que corresponde à mudança da navegação tradicional, orientada com base em sensores instalados em terra, para um conceito de navegação que combina a utilização de sistemas de satélite, equipamentos de solo, sistemas embarcados nas aeronaves e a capacitação das tripulações, resultando nos requisitos de desempenho para a navegação de aeronaves em rota, em procedimentos de chegada ou saída, otimizando o uso do espaço aéreo e reduzindo emissões de gases poluentes. Defende-se a tese de que ainda que os procedimentos de PBN sejam definidos em normatização própria, com base em padrões internacionais de controle de tráfego aéreo, e que tenham como parte de seus objetivos contribuírem para a mitigação do impacto ambiental na redução de emissões ao longo do voo em rotas, há a necessidade de abordá-lo a partir de um enfoque multidimensional abarcando aspectos do comportamento do Ciclo de Pouso e Decolagem (LTO) em aeroportos abrangidos por espaços aéreos onde a PBN foi implementada, entre eles a análise de emissões de gases na atmosfera como Dióxido de Carbono (CO2), Óxidos de Nitrogênio (Nox), Óxido Nitroso (N2O), Monóxido de Carbono (CO) e Metano (CH4) identificando as áreas em que ocorrem. O estudo interliga o conceito PBN a partir do enfoque do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade, não se limitando ao uso específico da técnica e tecnologia em si. A pesquisa é caracterizada como de natureza aplicada com abordagem quantitativa. Quanto aos objetivos é classificada como exploratória e descritiva, utilizando-se o Método ETL e da análise de banco de dados com base no Microsoft SQL Server Management Studio (SSMS) e análise gráfica do Microsoft Excel. A delimitação do trabalho abrange o Ciclo LTO junto ao Aeroporto Internacional de Curitiba, Paraná, Brasil, compreendendo movimentos e voos ocorridos entre 2016 e 2019 em períodos que antecedem e sucedem a implementação da PBN na Região Sul. Utiliza-se a aplicação da Metodologia Tier 3A e contribuições do Inventário Nacional de Emissões na Aviação, 2019, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Como resultados obtidos estão a quantificação das emissões a partir do delineamento das etapas e segmentos a partir de 160.778 movimentos e voos e a conceituação de eixos, áreas e corredores e setores de emissões, e Plantas de Plano de Zona de Emissões Aeronáuticas e Plano de Zona de Dispersão de Emissões Aeronáuticas junto ao Aeroporto.
Abstract: The concern about the impact produced by air activity led the International Civil Aviation Organization (ICAO) to carry out studies and assess this impact on the environment. Part of this assessment has been based on studies promoted by the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Among the actions developed by the ICAO is the implementation of the Performance-Based Navigation (PBN) concept, which corresponds to the change from traditional navigation, oriented based on sensors installed on land, to a navigation concept that combines the use of satellite systems, ground equipment, aircraft on-board systems and crew training, resulting in performance requirements for navigation of aircraft em route, in procedures for arrival or departure, optimizin and reducing polluting gas emissions. The thesis is defended that even though the PBN procedures are defined in their own regulations, based on international air traffic control standards, and that they have as part of their objectives to contribute to the mitigation of the environmental impact in the reduction of emissions by throughout the flight on routes, there is a need to approach it from a multidimensional approach covering aspects of the behavior of the Landing and Takeoff Cycle (LTO) in airports covered by airspaces where the PBN was implemented, including the analysis of emissions of gases in the atmosphere such as Carbon Dioxide (CO2), Nitrogen Oxides (Nox), Nitrous Oxide (N2O), Carbon Monoxide (CO) and Methane (CH4) identifying the areas where they occur. The study interconnects the PBN concept from the perspective of sustainable development and sustainability, not limited to the specific use of the technique and technology itself. The research is characterized as applied in nature with a quantitative approach. As for the objectives, it is classified as exploratory and descriptive, using the ETL Method and database analysis based on Microsoft SQL Server Management Studio (SSMS) and Microsoft Excel graphical analysis. The delimitation of the work covers the LTO Cycle at the International Airport of Curitiba, Paraná, Brazil, comprising movements and flights that occurred between 2016 and 2019 in periods that precede and follow the implementation of the PBN in the South Region. The application of the Tier 3A Methodology is used, and contributions from the National Aviation Emissions Inventory, 2019, from the National Civil Aviation Agency (ANAC). As results obtained are the quantification of emissions from the design of stages and segments from 160,778 movements and flights and the conceptualization of axes, areas and corridors and sectors of emissions, and Aeronautical Emissions Zone Plan Plans and Zone Plan of Dispersion of Aeronautical Emissions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34659
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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