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Título: Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e o movimento maker em panorama da sociologia das associações
Título(s) alternativo(s): Sciences in the early years of elementary education and the maker movement in overview of sociology of associations
Autor(es): Bernardo, Ednéia Aparecida da Silva
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação - Aspectos sociológicos
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Desenvolvimento urbano sustentável - Curitiba (PR)
Ciência - Aspectos sociais
Processos de fabricação
Science - Study and teaching
Education - Sociological aspects
Education - Effect of technological innovations on
Sustainable urban development - Curitiba (Brazil)
Science - Social aspects
Manufacturing processes
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTANA, Edneia Aparecida da Silva Bernardo de. Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e o movimento maker em panorama da sociologia das associações. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O presente trabalho se constitui na relação dos conteúdos curriculares e atividades educacionais em Ciências do Ensino Fundamental a pressupostos da Sociologia das Associações, bem como Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e Questões Sociocientíficas (QSC), em referência ao Movimento Maker, visando contemplar saberes, linguagens e tecnologias inerentes ao cotidiano da sociedade. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver proposta educacional envolvendo articulações entre Movimento Maker e pressupostos da Sociologia das Associações, conformando composições curriculares e metodológicas em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A esse objetivo, agrega-se a questão de pesquisa: Que modalidades de articulação entre pressupostos do Movimento Maker e da Sociologia das Associações se evidenciam em composições curriculares e metodológicas no âmbito da disciplina de Ciências em anos iniciais do Ensino Fundamental, em referência a metas formativas de Educação CTSA? Os procedimentos são de pesquisa qualitativa, agregando duas etapas: Etapa 1, pesquisa documental envolvendo projetos educacionais em desenvolvimento no âmbito da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba; Etapa 2 – pesquisa em modalidade participante, em articulação dos conteúdos curriculares presentes nos planejamentos de docentes da área de Ciências, de Escola Municipal de Curitiba, Paraná, com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2023. Essa etapa transcorre os seguintes conjuntos de ações: análise dos planejamentos curriculares da instituição de ensino na área de Ciências; reflexões e percepções da equipe docente da área no Ensino Fundamental I; questionamentos e articulações dos conteúdos previstos com aspectos da Sociologia das Associações e QSC; desenvolvimento de atividades e propostas práticas do Movimento Maker correlacionadas com o compromisso social, abrangendo a elaboração de um e-book, no qual constam, também, os vários produtos elaborados conjuntamente que revelam as produções dos estudantes. Constituem os dados desta etapa: as produções dos estudantes desenvolvidas em aulas presenciais (textos, fotos e vídeos); as transcrições das gravações em vídeo das aulas presenciais; os registros em Diário de Campo da pesquisadora, com descrições e reflexões sobre as atividades educacionais desenvolvidas. Os dados são analisados conforme procedimentos de Análise Documental e de Conteúdo, com a seleção de “unidades de análise” que se relacionam a eixos de análise, delineados em referência a modalidades de articulação entre Movimento Maker e da Sociologia das Associações: a) elaboração e manipulação de representações envolvendo recursos estáveis, móveis e combináveis; b) alusão a ciclo relacionado à produção, distribuição, utilização e descarte de produtos, em referência a redes sociotécnicas.
Abstract: This work is based on the relationship between curricular content and educational activities in Primary School Science and the assumptions of the Sociology of Associations, as well as STSE Education (Science, Technology, Society and Environment) and Socio-Scientific Issues (SSI), in reference to the Maker Movement, with the aim of contemplating the knowledge, languages and technologies inherent in everyday society. The general aim of this research is to develop an educational proposal involving links between the Maker Movement and the assumptions of the Sociology of Associations, shaping curricular and methodological compositions in Science in the early years of Elementary School. This objective is complemented by the research question: What forms of articulation between the assumptions of the Maker Movement and the Sociology of Associations are evident in curricular and methodological compositions within the scope of the subject of Science in the early years of Elementary School, with reference to the formative goals of STSE Education? The procedures encompass qualitative research, comprising two stages: Stage 1, documentary research involving educational projects under development within the scope of the Curitiba Municipal Education Network (RME); Stage 2 – research in participant mode, in articulation of the curricular contents present in the planning of teachers in the area of Sciences, from a Municipal School in Curitiba, Paraná, with a 5th grade class in Elementary School, in the first semester of 2023.This stage involves the following sets of actions: analysis of the educational institution’s curriculum plans in the area of Science; reflections and perceptions of the teaching team in the area in Primary School; questioning and articulating the planned content with aspects of the Sociology of Associations and SSI; development of activities and practical proposals from the Maker Movement correlated with social commitment, including the preparation of an e-book, which also includes the various products produced together that reveal the students’ productions. The data for this stage includes: the students’ productions developed in face-to-face classes (texts, photos and videos); the transcripts of the video recordings of the face-to-face classes; the researcher’s field diary entries, with descriptions and reflections on the educational activities developed. The data is analyzed according to Documentary and Content Analysis procedures, with the selection of “units of analysis” that relate to axes of analysis, delineated in reference to modalities of articulation between the Maker Movement and the Sociology of Associations: a) elaboration and manipulation of representations involving stable, mobile and combinable resources; b) allusion to the cycle related to the production, distribution, use and disposal of products, in reference to sócio-technical networks.
Descrição: Acompanha: Ciência em rede
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34597
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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