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Título: Uma avaliação de tendências das publicações na temática indústria 4.0 e educação
Título(s) alternativo(s): A trend assessment of publications on the theme industry 4.0 and education
Autor(es): Silva, Jheffersom Donner da
Orientador(es): Picinin, Claudia Tania
Palavras-chave: Publicações
Educação
Automação
Publications
Education
Automation
Data do documento: 17-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Jheffersom Donner da. Uma avaliação de tendências das publicações na temática indústria 4.0 e educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A Indústria 4.0 vem trazendo impactos em todos os setores da sociedade. Este trabalho objetiva analisar a literatura sobre a educação voltada ao tema Indústria 4.0. Para realização da análise da literatura foi realizada busca na base Web of Science (WoS), de artigos que continham no título as palavras-chave “Industry 4.0” and “Education”. A busca resultou em 75 artigos. Utilizou-se a Methodi Ordinatio (índice in Odinatio) para classificação e revisão sistemática. A primeira publicação sobre o tema neste portfólio é do ano de 2014 e difundiu-se a partir do ano 2018 (com 16 publicações). As áreas mais pesquisadas são engenharia elétrica, industrial, mecânica e ciência da computação. O esforço da pesquisa tem sido em atualizar os cursos de engenharia com base na web 4.0 ou indústria 4.0, para capacitar os estudantes para as novidades tecnológicas. O país com maior número de publicações sobre o tema é a Rússia (23 artigos), seguido pela Alemanha (10 artigos). O periódico que mais publicou sobre o tema foi o Journal of Physics (6 artigos). Os autores de destaque são: Mohamed Alloghani; Jamila Mustafina (com 03 artigos cada). Foram classificados os artigos analisados em 04 subtemas: 1) Educação voltada e intermediada pelo uso de softwares de ambiente virtual, desenvolvimento da indústria 4.0 nos cursos ou programas educacionais, demonstrando que o uso de tecnologia torna possível para alunos e professores, conectá-los além das fronteiras físicas, estimula a colaboração e a comunicação efetivas e, ainda, promove o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o mundo moderno; 2) Formação de educadores e para o ensino aprendizagem, metodologias de ensino; em que focam a formação necessária para atender a indústria 4.0. A formação docente é crucial no contexto da educação digital. Os educadores que estão preparados e treinados para essa modernização oferecem aulas inovadoras que aumentam as opções em termos de pesquisa, comunicação, investigação, compartilhamento de rede, curiosidade e publicação, entre outros elementos. Dessa forma, os estudantes tornam-se engajados e protagonistas da aprendizagem, obtendo resultados visíveis em relação ao trabalho e ao conhecimento; 3) Impacto da Indústria 4.0 na educação e ou ensino de outros temas, os estudos demonstram as várias formas de influência da indústria 4.0 na educação 4.0 e vice-versa, uma vez que a Indústria 4.0 oferece um horizonte inovador para a sociedade e a indústria em que as atividades econômicas recentes exigem uma compreensão rápida das novas tecnologias que estão sendo criadas. Ao mesmo tempo que muitas outras profissões estão transformando-se para atendê-la, e diversas outras estão perdendo relevância; 4) Habilidades exigidas de profissionais e o impacto da indústria 4.0 e/ou educação 4.0 nas empresas, focando a relação entre as organizações empresariais com a educação 4.0. Dentre as quais destacam-se: aprendizagem ativa, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, mentalidade digital, gestão e resolução de problemas. Assim, para acompanhar a evolução da indústria é necessário haver a preparação de profissionais para atuarem no contexto 4.0.
Abstract: Industry 4.0 has been bringing unprecedented impacts to all sectors of society. This work aims to analyze the literature on education focused on the topic of Industry 4.0. To carry out the literature analysis, a search was carried out in the Web of Science (WoS) database for articles that contained the keywords “Industry 4.0” AND “Education” in the title. The search resulted in 75 articles. And, it used the Methodi Ordinatio (inOdinatio index) for classification and systematic review. The first publication on the topic in this portfolio is from 2014 and was disseminated from 2018 onwards (with 16 publications). The most researched areas are electrical, industrial, mechanical engineering and computer science. The research effort has been to update engineering courses based on web 4.0 or industry 4.0, to prepare students for technological innovations. The country with the highest number of publications on the topic is Russia (23 articles), followed by Germany (10 articles). The journal that published the most on the topic was the Journal of Physics (6 articles). The prominent authors are: Mohamed Alloghani; Jamila Mustafina (with 03 articles each). The articles analyzed were classified into 04 subthemes: 1) Education, focused on and mediated by the use of virtual environment software, development of industry 4.0 in educational courses or programs; demonstrating that the use of technology makes it possible for students and teachers to connect them across physical borders, encourages effective collaboration and communication, and also promotes the development of essential digital skills for the modern world; 2) Training of educators and teaching-learning, teaching methodologies; where they focus on the training necessary to meet industry 4.0. Teacher training is crucial in the context of digital education. Educators who are prepared and trained for this modernization offer innovative classes that increase options in research, communication, investigation, network sharing, curiosity, and publishing, among other elements. In this way, students become engaged and protagonists of learning, obtaining, visible results about work and knowledge; 3) Impact of Industry 4.0 on education and/or teaching of other topics, studies demonstrate the various forms of influence of Industry 4.0 on Education 4.0 and vice versa, since Industry 4.0 offers an innovative horizon for society and industry, in that recent economic activities require a quick understanding of new technologies being created. At the same time that many other professions are transforming to serve it, and several others are losing relevance; 4) Skills required of professionals and the impact of industry 4.0 and/or education 4.0 on companies; focusing on the relationship between business organizations and education 4.0. Among which the following stand out: active learning, critical thinking, teamwork, communication, digital mindset, management and problem solving. Therefore, to follow the evolution of the industry, it is necessary to prepare professionals to work in the 4.0 context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34521
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