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Título: Afrofuturismo: temporalidade, ancestralidade e tecnologia na construção de subjetividades negras
Título(s) alternativo(s): Afrofuturism: temporality, ancestrality and technology in the construction of black subjectivities
Autor(es): Tszesnioski, Roberta Reis Bahia
Orientador(es): Queluz, Gilson Leandro
Palavras-chave: Afrofuturismo
Literatura
Diáspora africana
Genealogia
Identidade (Psicologia) na literatura
Identidade social na literatura
Negros - Identidade racial
Subjetividade na literatura
Afrofuturism
Literature
African diaspora
Genealogy
Identity (Psychology) in literature
Group identity in literature
Blacks - Race identity
Subjectivity in literature
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TSZESNIOSKI, Roberta Reis Bahia. Afrofuturismo: temporalidade, ancestralidade e tecnologia na construção de subjetividades negras. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta tese examina representações literárias afrofuturistas presentes nos romances Kindred - laços de sangue, da escritora americana Octavia Butler, Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo da escritora Luciene Marcelino Ernesto, mais conhecida como Lu Ain-Zaila, e Caçador cibernético da rua 13 e A cientista guerreira do facão furioso, de Fábio Kabral. O afrofuturismo é um movimento artístico, estético, político e cultural que surge do encontro entre tecnologia e ficção científica, que se entrelaçam com as questões da diáspora, da escravidão e racismo vividos pelos negros que se mentem em meio à modernidade. Esse movimento se manifesta por intermédio da literatura, cinema, moda, artes, música etc. Pode-se afirmar que os artistas afrofuturistas, além de quererem contar boas narrativas de ficção científica, buscam histórias negras que foram apagadas por uma visão eurocêntrica. Entendendo que essas histórias trazem a trajetória de um povo, sua ancestralidade, sua identidade, sua religiosidade etc., o afrofuturismo ao recuperar essa essência, nos permite compreender e aceitar a nossa negritude e tudo o que isso representa, como também a construção de novos e melhores futuros negros rompendo com o jugo da marginalização. Outrossim, os romances examinados para além de trazerem narrativas que remontam o sofrimento que os africanos foram submetidos com a escravização e consequentemente com a colonização em África, enaltece as tradições, cultura, religião, ciência e tecnologia produzidas pelos africanos e que se estenderam na diáspora com novas formações culturais, funcionando como contranarrativas dos discursos epistêmicos produzidos sobre a África, os africanos e seus descendentes. Dessa forma, entendemos que os romances e contos analisados, dentro de cada abordagem proposta, permite-nos compreender a importância da (re) construção de subjetividades e identidades negras, que perpassarão pelos conhecimentos ancestrais a fim de propor redirecionar nosso olhar para a História numa perspectiva afrocêntrica, onde mulheres e homens negros são protagonistas de suas narrativas, expressões e manifestações.
Abstract: This thesis examines Afrofuturist literary representations present in the novels Kindred - Laços de Sangue, by the American writer Octávia Butler, Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo by the writer Luciene Marcelino Ernesto, better known as Lu Ain-Zaila, and Caçador Cibernético da Rua 13 and A cientista guerreira do Facão Furioso, by Fábio Kabral. Afrofuturism is an artistic, aesthetic, political and cultural movement that arises from the encounter between technology and science fiction, which intertwine with the issues of diaspora, slavery and racism experienced by blacks in the midst of modernity. This movement manifests itself through literature, cinema, fashion, arts, music, etc. It can be said that Afrofuturist artists, in addition to wanting to tell good science fiction narratives, seek out black stories that have been erased by a Eurocentric vision. Understanding that these stories bring the trajectory of a people, their ancestry, their identity, their religiosity, etc., Afrofuturism, by recovering this essence, takes us to the dimension of understanding and accepting our blackness and everything that it represents, which is a new vision of society, but also the construction of new and better black futures, breaking with the yoke of marginalization. Furthermore, the novels examined, in addition to bringing narratives that trace back the suffering that Africans were subjected to with enslavement and consequently with colonization in Africa, praise the traditions, culture, religion, science and technology produced by Africans and that extended in the diaspora with new cultural formations, functioning as a counter-narrative of the epistemic discourses produced about Africa, Africans and their descendants. In this way, we understand that the analyzed novels and short stories, within each proposed approach, allow us to understand the importance of (re) building blacksubjectivities and identities, which will permeate ancestral knowledge in order to propose redirecting our gaze to History from a perspective Afrocentric, where black men and women are protagonists of their narratives, expressions and manifestations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34498
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