Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTszesnioski, Roberta Reis Bahia-
dc.date.accessioned2024-08-16T18:40:44Z-
dc.date.available2024-08-16T18:40:44Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationTSZESNIOSKI, Roberta Reis Bahia. Afrofuturismo: temporalidade, ancestralidade e tecnologia na construção de subjetividades negras. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34498-
dc.description.abstractThis thesis examines Afrofuturist literary representations present in the novels Kindred - Laços de Sangue, by the American writer Octávia Butler, Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo by the writer Luciene Marcelino Ernesto, better known as Lu Ain-Zaila, and Caçador Cibernético da Rua 13 and A cientista guerreira do Facão Furioso, by Fábio Kabral. Afrofuturism is an artistic, aesthetic, political and cultural movement that arises from the encounter between technology and science fiction, which intertwine with the issues of diaspora, slavery and racism experienced by blacks in the midst of modernity. This movement manifests itself through literature, cinema, fashion, arts, music, etc. It can be said that Afrofuturist artists, in addition to wanting to tell good science fiction narratives, seek out black stories that have been erased by a Eurocentric vision. Understanding that these stories bring the trajectory of a people, their ancestry, their identity, their religiosity, etc., Afrofuturism, by recovering this essence, takes us to the dimension of understanding and accepting our blackness and everything that it represents, which is a new vision of society, but also the construction of new and better black futures, breaking with the yoke of marginalization. Furthermore, the novels examined, in addition to bringing narratives that trace back the suffering that Africans were subjected to with enslavement and consequently with colonization in Africa, praise the traditions, culture, religion, science and technology produced by Africans and that extended in the diaspora with new cultural formations, functioning as a counter-narrative of the epistemic discourses produced about Africa, Africans and their descendants. In this way, we understand that the analyzed novels and short stories, within each proposed approach, allow us to understand the importance of (re) building blacksubjectivities and identities, which will permeate ancestral knowledge in order to propose redirecting our gaze to History from a perspective Afrocentric, where black men and women are protagonists of their narratives, expressions and manifestations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia) na literaturapt_BR
dc.subjectIdentidade social na literaturapt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectSubjetividade na literaturapt_BR
dc.subjectAfrofuturismpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAfrican diasporapt_BR
dc.subjectGenealogypt_BR
dc.subjectIdentity (Psychology) in literaturept_BR
dc.subjectGroup identity in literaturept_BR
dc.subjectBlacks - Race identitypt_BR
dc.subjectSubjectivity in literaturept_BR
dc.titleAfrofuturismo: temporalidade, ancestralidade e tecnologia na construção de subjetividades negraspt_BR
dc.title.alternativeAfrofuturism: temporality, ancestrality and technology in the construction of black subjectivitiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese examina representações literárias afrofuturistas presentes nos romances Kindred - laços de sangue, da escritora americana Octavia Butler, Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo da escritora Luciene Marcelino Ernesto, mais conhecida como Lu Ain-Zaila, e Caçador cibernético da rua 13 e A cientista guerreira do facão furioso, de Fábio Kabral. O afrofuturismo é um movimento artístico, estético, político e cultural que surge do encontro entre tecnologia e ficção científica, que se entrelaçam com as questões da diáspora, da escravidão e racismo vividos pelos negros que se mentem em meio à modernidade. Esse movimento se manifesta por intermédio da literatura, cinema, moda, artes, música etc. Pode-se afirmar que os artistas afrofuturistas, além de quererem contar boas narrativas de ficção científica, buscam histórias negras que foram apagadas por uma visão eurocêntrica. Entendendo que essas histórias trazem a trajetória de um povo, sua ancestralidade, sua identidade, sua religiosidade etc., o afrofuturismo ao recuperar essa essência, nos permite compreender e aceitar a nossa negritude e tudo o que isso representa, como também a construção de novos e melhores futuros negros rompendo com o jugo da marginalização. Outrossim, os romances examinados para além de trazerem narrativas que remontam o sofrimento que os africanos foram submetidos com a escravização e consequentemente com a colonização em África, enaltece as tradições, cultura, religião, ciência e tecnologia produzidas pelos africanos e que se estenderam na diáspora com novas formações culturais, funcionando como contranarrativas dos discursos epistêmicos produzidos sobre a África, os africanos e seus descendentes. Dessa forma, entendemos que os romances e contos analisados, dentro de cada abordagem proposta, permite-nos compreender a importância da (re) construção de subjetividades e identidades negras, que perpassarão pelos conhecimentos ancestrais a fim de propor redirecionar nosso olhar para a História numa perspectiva afrocêntrica, onde mulheres e homens negros são protagonistas de suas narrativas, expressões e manifestações.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7444-1437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297463076102069pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0728-1218pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550pt_BR
dc.contributor.referee1Kominek, Andréa Maila Voss-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893pt_BR
dc.contributor.referee2Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7088-1251pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603456212749590pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0728-1218pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550pt_BR
dc.contributor.referee4Queiroz, Ivo Pereira de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8059-4045pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496905394140131pt_BR
dc.contributor.referee5Zibordi, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4818-2117pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336152718241516pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
afrofuturismoancestralidadetemporalidadetecnologia.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons