Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34003
Título: Por uma pedagogia dialogicizada bakhtiniana: reflexões sobre as práticas educacionais das professoras do Lar dos Meninos de São Luiz
Título(s) alternativo(s): For a bakhtinian dialogized pedagogy: reflections on the educational practices of the teachers of Lar dos Meninos de São Luiz
Autor(es): Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Educação
Educação não-formal
Professores - Formação
Análise do discurso
Pedagogia crítica
Identidade (Psicologia)
Teoria do conhecimento
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Education
Non-formal education
Teachers, Training of
Discourse analysis
Critical pedagogy
Identity (Psychology)
Knowledge, Theory of
Data do documento: 4-Abr-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RUCINSKI, Vilson Rodrigo Diesel. Por uma pedagogia dialogicizada bakhtiniana: reflexões sobre as práticas educacionais das professoras do Lar dos Meninos de São Luiz. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender o conceito de uma pedagogia dialogicizada a partir da perspectiva dialógica bakhtiniana e dos discursos produzidos pelas professoras do Lar dos Meninos de São Luiz. Como este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, todas as etapas do trabalho foram feitas em conjunto com a equipe do Lar dos Meninos de São Luiz, e buscou-se atender a duas demandas: a demanda extensionista, produzindo uma oficina para as professoras do LMSL, tematizando a prática delas na instituição e a relação com as teorias epistemológicas bakhtinianas; e a demanda acadêmica, a busca na compreensão do conceito de pedagogia dialogicizada, construindo novos significados para o termo. Além da oficina, que foi dividida em dois dias, também aconteceram 6 encontros entre o LMSL e o pesquisador, para a definição das metas da pesquisa e produção dos planos de ensino e atividades que seriam utilizados na realização da oficina. Durante esse período de construção de dados, que aconteceu no período de julho de 2022 a março de 2023, foram produzidos diversos enunciados. Para fundamentar epistemologicamente essa pesquisa trouxemos à discussão os principais conceitos e pensamentos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. As análises dos dados construídos se desenvolveram a partir da perspectiva metodológica da Análise Dialógica do Discurso. Dessas análises, surgiu três regularidades, sendo elas: a) discursos sobre a formação continuada; b) a relação entre as modalidade formal e não-formal de educação; e c) a sala de aula como lugar de escuta e construção dos sujeitos. A partir dessas reflexões, foi possível concluir que perceber a prática pedagógica de maneira dialogicizada pode contribuir para a construção de sujeitos críticos e criativos, além de ajudar a construir um espaço educacional que lute contra as desigualdades, promovendo uma sociedade mais justa e equalitária.
Abstract: The present research aims to comprehend the concept of a dialogized pedagogy from the Bakhtinian dialogical perspective and the discourses produced by the teachers of the Lar dos Meninos de São Luiz. As this work is characterized as action research, all stages of the work were carried out in conjunction with the Lar dos Meninos de São Luiz team, and sought to address two demands: the extensionist demand, producing a workshop for the teachers of LMSL, thematizing their practice in the institution and the relationship with Bakhtinian epistemological theories; and the academic demand, the pursuit in understanding the concept of dialogized pedagogy, constructing new meanings for the term. In addition to the workshop, which was divided into two days, there were also 6 meetings between LMSL and the researcher, to define the research goals and produce the teaching plans and activities that would be used in the workshop. During this data construction period, which took place from July 2022 to March 2023, various utterances were produced. To epistemologically ground this research, we brought to the discussion the main concepts and thoughts developed by the Bakhtin Circle. The analysis of the constructed data was developed from the methodological perspective of Dialogical Discourse Analysis. From these analyses, three regularities emerged, namely: a) discourses on continuing education; b) the relationship between formal and non-formal education modalities; and c) the classroom as a place of listening and construction of subjects. From these reflections, it was possible to conclude that perceiving pedagogical practice in a dialogized way can contribute to the construction of critical and creative subjects, as well as helping to build an educational space that fights against inequalities, promoting a more just and egalitarian society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34003
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedagogiadialogicizadabakhtinanareflexoes.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons