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dc.creatorRucinski, Vilson Rodrigo Diesel-
dc.date.accessioned2024-07-15T19:44:28Z-
dc.date.available2024-07-15T19:44:28Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationRUCINSKI, Vilson Rodrigo Diesel. Por uma pedagogia dialogicizada bakhtiniana: reflexões sobre as práticas educacionais das professoras do Lar dos Meninos de São Luiz. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34003-
dc.description.abstractThe present research aims to comprehend the concept of a dialogized pedagogy from the Bakhtinian dialogical perspective and the discourses produced by the teachers of the Lar dos Meninos de São Luiz. As this work is characterized as action research, all stages of the work were carried out in conjunction with the Lar dos Meninos de São Luiz team, and sought to address two demands: the extensionist demand, producing a workshop for the teachers of LMSL, thematizing their practice in the institution and the relationship with Bakhtinian epistemological theories; and the academic demand, the pursuit in understanding the concept of dialogized pedagogy, constructing new meanings for the term. In addition to the workshop, which was divided into two days, there were also 6 meetings between LMSL and the researcher, to define the research goals and produce the teaching plans and activities that would be used in the workshop. During this data construction period, which took place from July 2022 to March 2023, various utterances were produced. To epistemologically ground this research, we brought to the discussion the main concepts and thoughts developed by the Bakhtin Circle. The analysis of the constructed data was developed from the methodological perspective of Dialogical Discourse Analysis. From these analyses, three regularities emerged, namely: a) discourses on continuing education; b) the relationship between formal and non-formal education modalities; and c) the classroom as a place of listening and construction of subjects. From these reflections, it was possible to conclude that perceiving pedagogical practice in a dialogized way can contribute to the construction of critical and creative subjects, as well as helping to build an educational space that fights against inequalities, promoting a more just and egalitarian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectIdentity (Psychology)pt_BR
dc.subjectKnowledge, Theory ofpt_BR
dc.titlePor uma pedagogia dialogicizada bakhtiniana: reflexões sobre as práticas educacionais das professoras do Lar dos Meninos de São Luizpt_BR
dc.title.alternativeFor a bakhtinian dialogized pedagogy: reflections on the educational practices of the teachers of Lar dos Meninos de São Luizpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender o conceito de uma pedagogia dialogicizada a partir da perspectiva dialógica bakhtiniana e dos discursos produzidos pelas professoras do Lar dos Meninos de São Luiz. Como este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, todas as etapas do trabalho foram feitas em conjunto com a equipe do Lar dos Meninos de São Luiz, e buscou-se atender a duas demandas: a demanda extensionista, produzindo uma oficina para as professoras do LMSL, tematizando a prática delas na instituição e a relação com as teorias epistemológicas bakhtinianas; e a demanda acadêmica, a busca na compreensão do conceito de pedagogia dialogicizada, construindo novos significados para o termo. Além da oficina, que foi dividida em dois dias, também aconteceram 6 encontros entre o LMSL e o pesquisador, para a definição das metas da pesquisa e produção dos planos de ensino e atividades que seriam utilizados na realização da oficina. Durante esse período de construção de dados, que aconteceu no período de julho de 2022 a março de 2023, foram produzidos diversos enunciados. Para fundamentar epistemologicamente essa pesquisa trouxemos à discussão os principais conceitos e pensamentos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. As análises dos dados construídos se desenvolveram a partir da perspectiva metodológica da Análise Dialógica do Discurso. Dessas análises, surgiu três regularidades, sendo elas: a) discursos sobre a formação continuada; b) a relação entre as modalidade formal e não-formal de educação; e c) a sala de aula como lugar de escuta e construção dos sujeitos. A partir dessas reflexões, foi possível concluir que perceber a prática pedagógica de maneira dialogicizada pode contribuir para a construção de sujeitos críticos e criativos, além de ajudar a construir um espaço educacional que lute contra as desigualdades, promovendo uma sociedade mais justa e equalitária.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-1218-0998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704767868628720pt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee1Picanço, Deise Cristina de Lima-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2234-2090pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756129434804412pt_BR
dc.contributor.referee2Kira, Gustavo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8165-8645pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4709190179087475pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee5Rodrigues, Rosângela Hammes-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-2819-9889pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769251496899093pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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