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Título: Possibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Theoretical-methodological possibilities in STSE education: a collaborative work experience between elementary school science teachers
Autor(es): Digner, Vanessa
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Currículos - Planejamento
Teachers, Training of
Science - Study and teaching (Elementary)
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Curriculum planning
Data do documento: 14-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIGNER, Vanessa. Possibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Os estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) surgem como forma de trazer reflexões acerca dos impactos das crescentes inovações científicas e tecnológicas. A escola possui papel fundamental na mediação das discussões sobre a Educação CTSA, entretanto, observa-se uma carência formativa dos professores para lidar com tais temáticas. A esse respeito, em perspectiva de contribuir com a formação de professores de Ciências, propôs-se esta pesquisa, de natureza qualitativa, de tipologia participante, e que teve por objetivo desenvolver uma vivência formativa e colaborativa entre professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um curso de formação continuada com vistas à articulação entre referenciais curriculares e as relações CTSA. Esse curso contemplou seis participantes, professores atuantes na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, alcançados via questionário enviado para a comunidade interna do PPGFCET-UTFPR e por contato com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Curitiba/Paraná e região metropolitana. Para a apreciação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), derivando-se três categorias, denominadas como: “A importância de vivências formativas e colaborativas entre docentes de Ciências”, “A Educação CTSA e as IIR no ensino de Ciências” e “As dificuldades do ensino crítico em Ciências”. Os resultados evidenciaram a importância do trabalho coletivo e colaborativo entre docentes, bem como contribuíram para a inserção da Educação CTSA nos anos iniciais por meio do fomento de discussões e reflexões que tenham como foco: problematização, pensamento crítico, argumentação, perspectiva de tomada de decisão, ação responsável e justiça social. A partir do curso desenvolvido e dos resultados gerados pela análise dos dados, foi possível concluir que a profissão docente é dotada de complexidade e que o trabalho colaborativo pode ser percebido como uma possibilidade de enfrentamento dos desafios encontrados no contexto escolar. A partir dessa pesquisa, foi elaborado o produto educacional, intitulado “CTSA na prática: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Abstract: Studies on the relationship between Science, Technology, Society and Environment (STSE) emerge as a way of bringing reflections on the impacts of growing scientific and technological innovations. Schools plays a fundamental role in mediating discussions about STSE education, however, there is a lack of training for teachers to deal with such relations. In this regard, seeking to contribute to the training of science teachers, this qualitative research, with a participatory typology, aims to develop a formative and collaborative experience among science teachers in the early years of Elementary School through a course that articulates curricular references and STSE relations. This course included six participants, teachers working in the discipline of Elementary School Sciences, reached via a questionnaire sent to the internal community of the PPGFCET at UTFPR/Brazil and through contact with Elementary School teachers in Curitiba/Paraná and its metropolitan region. We used Content Analysis (BARDIN, 1977) to evaluate the data, thus presenting this study’s results in three categories, namely: “The importance of formative and collaborative experiences between science teachers”, “STSE Education and IRI in science teaching” and “The difficulties of critical teaching in science teaching”. The results highlighted the importance of collective and collaborative work between teachers, as well as contributed for the insertion of STSE education in the early years of Elementary School through the promotion of discussions and reflections that focus on: problematization, critical thinking, argumentation, decision-making perspective, responsible action and social justice. From carrying the course with science teachers and from this study’s results’ data analysis, we conclude that the activities surrounding the teaching profession are high in complexity and collaborative work is a possible way of approaching challenging situations in the school context. From this research, we also developed an educational product titled “STSE in practice: an experience of collaborative work among Elementary School science teachers”.
Descrição: Acompanha: CTSA na prática: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33948
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