Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3390
Título: Uma nova perspectiva no ensino de botânica: a fenomenologia de Goethe aplicada ao ensino de botânica
Título(s) alternativo(s): A new perspective in the teaching of botany: Goethe's phenomenology applied to the teaching of botany
Autor(es): Rengel, Juliana Dissenha Bürer
Orientador(es): Freitas, Mário Sérgio Teixeira de
Palavras-chave: Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Botânica - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Angiosperma - Estudo e ensino
Fenomenologia
Prática de ensino
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Botany - Study and teaching - (PR)
Angiosperms - Study and teaching
Phenomenology
Student teaching
Learning
Educational technology
Science - Study and teaching
Data do documento: 5-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RENGEL, Juliana Dissenha Bürer. Uma nova perspectiva no ensino de botânica: a fenomenologia de Goethe aplicada ao ensino de botânica. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Atualmente o Ensino de Botânica nas escolas está desvinculado do processo natural e das interconexões entre os diferentes objetos de estudo, centrado apenas na memorização de nomes científicos, grupos de plantas e as partes que as constituem. Nesse sentido, apresenta-se a necessidade de uma forma alternativa de ensino/aprendizagem deste conteúdo, que seja interessante para os alunos por inserí-los no fenômeno, englobando o processo natural ao longo do tempo e a relação dos fatos com o ambiente onde se desenvolvem, conforme proposto pela Fenomenologia de Goethe. Dentro dessa perspectiva, quais seriam as possíveis contribuições da aplicação da Fenomenologia de Goethe para o ensino de Botânica? Considerando a grande defasagem e os problemas envolvidos no ensino da Botânica, esta investigação teve como objetivo avaliar uma proposta didática baseada na Fenomenologia de Goethe aplicada aos alunos de Ensino Fundamental II, e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de Botânica. Para tanto, elaboramos uma unidade didática composta por aulas de Botânica envolvendo a construção de diários gráficos que consistem em desenhos e descrições textuais, e que se baseiam essencialmente na observação atenta do desenvolvimento total de uma planta angiosperma. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa e sua aplicação ocorreu em uma escola particular da cidade de Curitiba/PR com 61 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Entre os resultados obtidos, destaca-se que o acompanhamento do desenvolvimento de uma planta angiosperma realizado pelos discentes ampliou suas percepções sobre o conceito de planta, assim como possibilitou que estes verificassem que estes organismos também passam por uma metamorfose. Desta forma, conclui-se que os alunos desenvolveram o olhar processual para as plantas estudadas. Espera-se que a Fenomenologia de Goethe aplicada ao ensino de Botânica relatada neste trabalho possa ser aplicada em outras realidades e níveis de ensino ajudando a desenvolver nos discentes o olhar processual, de forma a tornar esta proposta realmente uma via significativa para superar os problemas que envolvem o ensino da Botânica atualmente.
Abstract: Currently Botany Education in schools is disconnected from the natural process and the interconnections between the different objects of study, centered only on the memorization of scientific names, groups of plants and the parts that constitute them. In this sense, the need for an alternative form of teaching / learning of this content is presented, which is interesting for the students by inserting them in the phenomenon, encompassing the natural process over time and the relation of the facts to the environment where developed, as proposed by Goethe's Phenomenology. In this perspective, what would be the possible contributions of the application of Goethe's Phenomenology to the teaching of Botany? Considering the great gap and problems involved in the teaching of Botany, this research had the objective of evaluating a didactic proposal based on Goethe's Phenomenology applied to Elementary School students, and their contributions to the teaching-learning process of Botany. In order to do so, we developed a didactic unit composed of botany classes involving the construction of graphic diaries consisting of drawings and textual descriptions, which are based essentially on the careful observation of the total development of an angiosperm plant. The research was developed within a qualitative approach and its application occurred in a private school in the city of Curitiba / PR with 61 students of the 7th grade of Elementary School. Among the results obtained, it is worth noting that the monitoring of the development of an angiosperm plant carried out by the students increased their perceptions about the concept of plant, as well as enabled them to verify that these organisms also undergo a metamorphosis. In this way, it is concluded that the students developed the procedural look for the studied plants. It is hoped that Goethe's Phenomenology applied to the teaching of Botany reported in this work can be applied in other realities and levels of teaching helping to develop in the students the procedural look, in order to make this proposal really a significant way to overcome the problems that involve the teaching of botany today.
Descrição: Acompanha: A metamorfose das plantas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3390
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Rengel, Juliana Dissenha Bürer_2018.pdf6,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Rengel, Juliana Dissenha Bürer_2018_1.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons