Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33843
Título: O ethos do professor de língua portuguesa do ensino médio em sua relação com as metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): The ethos of the portuguese language teacher in high school in its relationship with active methodologies
Autor(es): Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
Orientador(es): Muniz, Maria Ieda Almeida
Palavras-chave: Análise do discurso
Aprendizagem ativa
Metodologia
Prática profissional
Discourse analysis
Active learning
Methodology
Professional practice
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VIANA, Mariangela Betineli de Oliveira. O ethos do professor de língua portuguesa do ensino médio em sua relação com as metodologias ativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o ethos presente no discurso de cinco professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio de uma escola pública do oeste do Paraná quanto à utilização de metodologias ativas no contexto escolar a partir de entrevistas escritas. Com as mudanças rápidas e constantes provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, uma série dessas mudanças nos processos humanos vem influenciando, dentre outros tópicos, os ligados à geração, compartilhamento e transmissão de conhecimento. Assim, professores das mais diversas áreas ligadas aos processos de aprendizagem tentam utilizar práticas inovadoras que contribuam para o efetivo desenvolvimento humano em suas aulas. Nesse contexto, o objetivo nesta pesquisa é analisar, através das bases teóricas da Análise do Discurso (AD), como são delineados os ethos dos docentes de LP no que se refere à importância e aos obstáculos que eles encontram para a inserção de metodologias ativas em suas aulas. Tendo como pressuposto teórico a teoria da Análise do Discurso, a partir da abordagem de Dominique Maingueneau, conforme esse autor, essa metodologia se propõe a estudar a linguagem levando em conta sua exterioridade. A partir dos pressupostos teóricos de Maingueneau (1997, 2005, 2006, 2008, 2011, 2014, 2015, 2016, 2020), optamos por analisar o ethos que constrói e legitima o discurso, visando também analisar características discursivas das respostas dos docentes no que se refere a sua atividade como professores. Desse modo, com esta pesquisa, buscamos interpretar como a metodologia ativa é percebida pelo professor com todas as mudanças que estão ocorrendo nas práticas de ensino. Sendo que as novas competências exigidas no Séc. XXI demonstram a necessidade de contemplarmos as diversidades de metodologias e de estratégias de ensino para a formação dos educandos. O estudo proposto trata-se de uma articulação de dados e de informações de análise de experiência com a utilização de metodologias ativas em sala de aula, buscando responder a seguinte pergunta: como as metodologias ativas são percebidas pelo professor de LP?, para assim, verificar como os professores estão se sentindo em relação a essa reformulação do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, será realizada uma investigação empírica, baseada em uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Através das análises dos discursos, observamos que o ethos constituído nos discursos dos professores de língua portuguesa é o ethos discursivo preocupado com a necessidade de inovar suas aulas e, para isso, faz uso das metodologias ativas, apresentando, portanto, um ethos de professor inovador que leva para sua a prática a busca constante por aprimoramento e pela construção do conhecimento.
Abstract: This research presents a study on the ethos present in discourse of five Portuguese Language (PL) teachers from high school at a public school in western Paraná regarding the use of active methodologies in the school context based on written interviews. With the rapid and constant changes caused by technological development, a series of these changes in human processes have been influencing, among other topics, those linked to the generation, sharing and transmission of knowledge. Thus, teachers from the most diverse areas linked to learning processes try to carry out innovative practices that contribute to effective human development in their classes. In this context, the objective of this research is to analyze, through the theoretical bases of Discourse Analysis (DA), how the ethos of PL teachers are outlined with regard to the importance and obstacles they encounter with the insertion of active methodologies in your classes. Having as its theoretical assumption the theory of Discourse Analysis, based on the approach of Dominique Maingueneau, according to this author, this methodology proposes to study language taking into account its exteriority. Based on Maingueneau's theory (1997, 2005, 2006, 2008, 2011, 2014, 2015, 2016, 2020), we chose to analyze the ethos that construct and legitimize discourse, also aiming to analyze discursive characteristics of teachers' responses in relation to their activity as teachers. Therefore, with this research, we seek to interpret how the active methodology is perceived by the teacher, with all the changes that are occurring in teaching practices. The new skills required in the 21st Century demonstrate the need to consider the diversity of teaching methodologies and strategies for the training of students. The proposed study is an articulation of data and information from experience analysis using active methodologies in the classroom, empirical investigation, field research, with a qualitative approach. Through analysis, we observed that the ethos constituted in the discourses of PL teachers is the discursive ethos, concerned with the need to innovate their classes and, to this end, they make use of active methodologies, presenting, therefore, an ethos of an innovative teacher which takes into practice the constant search for improvement and construction of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33843
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ethosprofessormetodologiasativas.pdf908,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons