Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33839
Título: | Proposta de uma disciplina eletiva para o ensino fundamental abordando alfabetização científica |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for an elective subject for elementary education addressing scientific literacy |
Autor(es): | Pimentel, Ingrid Rodrigues |
Orientador(es): | Resende, Luis Mauricio Martins de |
Palavras-chave: | Alfabetização Disciplina escolar Estudantes do ensino fundamental Literacy School discipline School children |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PIMENTEL, Ingrid Rodrigues. Proposta de uma disciplina eletiva para o ensino fundamental abordando alfabetização científica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Considerando a escola como ambiente propício para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, este trabalho tem como objetivo propor uma disciplina eletiva para o ensino fundamental abordando alfabetização científica. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica sistematizada a fim de compreender os principais aspectos da alfabetização científica para o ensino fundamental. Do levantamento realizado, pôde-se constatar que ainda são poucas as publicações com essa abordagem. A partir da revisão bibliográfica, definiu-se temas a serem trabalhados, e foram desenvolvidas estruturas de aulas para serem aplicadas no ensino fundamental, em Disciplina Eletiva que, para esse nível de ensino, é ofertado apenas em escolas com a modalidade de ensino de tempo integral. Como contribuição para este cenário, foi elaborado um produto educacional em formato de apresentações. |
Abstract: | Considering the school as a conducive environment for the promotion of Scientific and Technological Literacy, this work aims to propose an elective course for elementary education addressing scientific literacy. To achieve this, a systematic literature review was conducted to understand the key aspects of scientific literacy for elementary education. From the conducted survey, it was observed that there are still few publications with this approach. Based on the literature review, topics to be addressed were defined, and lesson structures were developed to be implemented in elementary education as an elective course, which, for this level of education, is offered only in schools with full-time teaching modality. As a contribution to this scenario, an educational product in the form of presentations was developed. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Pensamento científico e tecnológico |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33839 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostadisciplinaeletivaensinofundamental.pdf | 658,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
propostadisciplinaeletivaensinofundamental_produto.pdf | 79,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons