Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33456
Título: Conversor buck-boost interleaved com modulação em frequência aplicado a correção de fator de potência
Título(s) alternativo(s): Interleaved buck-boost converter with frequency modulation applied in power factor correcting
Autor(es): Zytkowski, Vitor Alexandre
Orientador(es): Badin, Alceu Andre
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Fator de potência
Modulação de frequência de pulso
Circuitos de comutação
Simulação (Computadores)
Electric current converters
Electric power factor
Pulse frequency modulation
Switching circuits
Computer simulation
Data do documento: 20-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZYTKOWSKI, Vitor Alexandre. Conversor buck-boost interleaved com modulação em frequência aplicado a correção de fator de potência. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esse trabalho propõe uma nova célula de comutação aplicada a um conversor Buck-Boost CACC, com modulação pulse-frequency (PFM), usada como corretor de fator de potência (PFC), com comutação suave e sem problemas de recuperação reversa. Esse conversor apresenta, devido a sua modulação (PFM), a característica de um seguidor de tensão com distorção proporcional a sua saída de tensão, isso da a vantagem ao conversor de não precisar de um loop de controle de corrente. Essa dissertação apresenta o principio de operação, uma analise matemática do conversor e os resultados práticos de um conversor de 1 kW Buck-Boost em modo de condução continua (CCM), em conjunto com uma analise normativa de sua distorção harmônica de acordo com a IEC 61000-3-2.
Abstract: This work proposes a new switching cell applied at a AC-CC buck-boost converter with switching frequency modulation (SFM) used as a power factor corrector (PFC), Soft-switching and no reverse recovery time problems are achieved with SFM. This converter presents, due to the SFM, the characteristics of a voltage follower with a distortion proportional to the output voltage, this gives the converter the advantage of not needing a current loop. This thesis presents the operating principle, a mathematical analysis of the converter and the practical results of a 1 kW buck-boost in continuous conduction mode (CCM), together with a normative analysis of its harmonic distortion according to the IEC 61000-3-2.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33456
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conversorbuckboostinterleaved.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons