Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33358
Título: Sequência didática expandida: um percurso pontilhado pelos contos de Lygia Fagundes Telles
Título(s) alternativo(s): Expanded didactic sequence: a path punctuated by Lygia Fagundes Telles' tales
Autor(es): Silva, Andréa Cristina da
Orientador(es): Menon, Maurício Cesar
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Literatura - Programas de atividades
Contos brasileiros
Incentivo à leitura
Telles, Lygia Fagundes, 1918-2022
Literature - Study and teaching
Literature - Activity programs
Short stories, Brazilian
Reading promotion
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Andréa Cristina da. Sequência didática expandida: um percurso pontilhado pelos contos de Lygia Fagundes Telles. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Ao refletir sobre o ensino de literatura e as práticas de leituras literárias, é possível levantar algumas questões: existem ainda cenários permeados por metodologias mecânicas e poucos producentes? Tais metodologias são pautadas em cronologia literária, contextos históricos e biografias de autores? Os alunos envolvidos por essas metodologias ficam impossibilitados de conhecer o verdadeiro sentido que a literatura traz em sua essência? Formam-se cidadãos críticos, sociais e mais humanos por meio da literatura? As leituras literárias têm se tornado cada dia mais desafiadoras, pois são vistas pelos aprendizes como atividades enfadonhas e desnecessárias por também, muitas vezes, serem cobradas de forma engessadas e descontextualizadas da realidade dos estudantes. Em vista disso, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de trabalho que demonstre ser possível promover o estímulo e o prazer de se ler os textos literários quando se elaboram estratégias dinâmicas e criativas, desenvolvendo o protagonismo dos educandos e uma aprendizagem colaborativa. Desse modo, a escolha de seis contos de Lygia Fagundes Telles foram fundamentais para que a proposta fosse exitosa, visto que seus enredos atraíram a atenção dos educandos, instigando para uma participação ativa e significativa. Este trabalho está dividido em três partes, sendo que o primeiro capítulo abordou a importância do ensino de literatura, destacando em seus dois subcapítulos a leitura literária e os desafios do professor para trabalhá-la em tempos em que a tecnologia impera na sociedade e adentra o ambiente escolar. Como embasamento teórico, adotaram-se, em especial, as contribuições dos autores Regina Zilberman e Antonio Cândido. O segundo capítulo versou sobre Lygia Fagundes Telles e seu infindável legado deixado para a literatura, evidenciando também nos dois subcapítulos o conto enquanto gênero e os contos lygianos. Fundamentaram principalmente esses estudos, as autoras Nelly Novaes Coelho e Vera Maria Tietzmann. O terceiro capítulo discorreu sobre a aplicação e análise da Sequência Didática e buscou-se, especialmente, as orientações do autor Rildo Cosson, o qual apresenta duas propostas de sequências didáticas: básica e expandida. Além disso, estudaram-se os documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destacam-se também na perspectiva das metodologias ativas, José Moran e do multiletramento, Roxane Rojo. Em anexo, foi apresentado o Produto Educacional, um material agregador às práticas de leituras literárias em sala de aula, em uma perspectiva motivadora e participativa, promovendo assim o letramento literário individual e coletivo. Informa-se que a metodologia adotada foi a de pesquisa-ação, de caráter bibliográfico e qualitativo, resultando na elaboração de um Produto Educacional desenvolvido ao longo do mestrado em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN, da UTFPR, multicampi Londrina e Cornélio Procópio, e aplicado em estágio realizado em um colégio pertencente à rede pública, com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, entre os meses de maio e agosto do ano de 2022, no período matutino. Por fim, espera-se compartilhar e contribuir com uma experiência que renovou e amadureceu a forma de trabalhar da pesquisadora com leituras literárias, partindo, sobretudo, de um percurso trilhado por uma ação dialógica e interativa entre o docente e os alunos.
Abstract: When reflecting on the teaching of literature and literary reading practices, it is possible to raise some questions: are there still scenarios permeated by mechanical and unproductive methodologies? Are these methodologies based on literary chronology, historical contexts and author biographies? Are the students involved in these methodologies prevented from getting to know the true meaning of literature? Are critical, social and more humane citizens formed through literature? Literary readings have become more challenging every day, because they are seen by students as boring and unnecessary activities that are also often charged in a rigid form and out of context of the students' reality. Therefore, the objective of this study is to present a work proposal that demonstrates the possibility to promote the encouragement and pleasure of reading literary texts when dynamic and creative strategies are elaborated, developing the protagonism of the students and a collaborative learning. Hence, the choice of six tales by Lygia Fagundes Telles were fundamental for the proposal to be successful, since their storylines attracted the students' attention, encouraging an active and meaningful participation. This work is divided into three parts. The first chapter dealt the importance of teaching literature, highlighting in its two subchapters literary reading and the teacher's challenges to work on it in times when technology prevails in society and enters the school environment. As a theoretical foundation, the contributions of Regina Zilberman and Antonio Cândido were adopted. The second chapter was about with Lygia Fagundes Telles and her endless legacy left to literature, also showing in the two subchapters the tales as a genre and the Lygian tales. These studies were mainly based on authors Nelly Novaes Coelho and Vera Maria Tietzmann. The third chapter discussed the application and analysis of the Didactic Sequence and based especially on the guidelines of the author Rildo Cosson, who presents two proposals for didactic sequences: basic and expanded. In addition, we studied the official documents such as the Common National Curricular Base (BNCC). From the perspective of active methodologies, José Moran and multilingualism, Roxane Rojo. Attached is the Educational Product, a material that adds to literary reading practices in the classroom, from a motivating and participatory perspective, thus promoting individual and collective literary literacy. We would like to inform you that the methodology adopted was that of action research, of a bibliographic and qualitative nature, resulting in the elaboration of an Educational Product developed during the master's degree in Human, Social and Nature Sciences - PPGEN - at UTFPR, multicampi Londrina and Cornélio Procópio, and applied in an internship carried out in a school belonging to the public network, with an eighth grade middle school class, between the months of May and August 2022, in the morning. Lastly, it is hoped to share and contribute to an experience that has renewed and matured the way we work with literary readings, starting, above all, from a path followed by a dialogic and interactive action between the teacher and the students.
Descrição: Acompanha: Sequência didática expandida: um percurso pontilhado pelos contos de Lygia Fagundes Telles
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33358
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lygiafagundescontossequenciadidatica.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
lygiafagundescontossequenciadidatica_produto.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons