Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33010
Título: Proposição de atividades investigativas no ensino de ciências da natureza utilizando a água como tema gerador
Título(s) alternativo(s): Proposition of investigative activities in nature science teaching using water as a generating theme
Autor(es): Oliveira, Júnior Lemos de
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Água
Ciência - Estudo e ensino
Química da água
Water
Science - Study and teaching
Water chemistry
Data do documento: 29-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Júnior Lemos de. Proposição de atividades investigativas no ensino de ciências da natureza utilizando a água como tema gerador. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: Considerando as múltiplas abordagens possíveis no ensino de Ciências da Natureza, trazemos como proposta neste estudo a elaboração e análise de um manual de atividades investigativas que utiliza como temática a água. Nosso objetivo baseia-se em uma proposta de trabalho diferente da abordagem comumente usada nas salas de aula, em que os conhecimentos químicos sejam mobilizados no componente curricular Ciências da Natureza no Ensino Fundamental por meio de atividades envolvendo diversos recursos e técnicas sob a abordagem investigativa. Diante disso, a pesquisa consiste na elaboração e validação de um produto educacional no formato manual de atividades. O manual é composto de quatro atividades planejadas e fundamentadas metodologicamente na abordagem investigativa e utiliza como referencial de base Carvalho (2013). A validação do protótipo do produto ocorreu junto aos pares, na qual participaram professores do município de Ipixuna do Pará e alunos regulares do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Foi proposto um instrumento de pesquisa do tipo questionário, no qual buscamos conhecer inicialmente os aspectos sociodemográficos dos participantes e posteriormente foi mensurado o grau de satisfação dos pares em relação ao manual, a partir dos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, usando uma escala do tipo Likert com cinco pontos variando de discordo totalmente a concordo totalmente. Além disso, foram utilizadas questões dissertativas para expressão dos sujeitos em relação ao produto educacional proposto. Os dados quantitativos produzidos junto aos pares foram organizados em gráficos e quadros e as informações qualitativas foram analisadas com base na metodologia de interpretação de Análise de Conteúdo. Os resultados da validação apontam no sentido de que o manual de atividades proposto é adequado e atende os requisitos de qualidade e concordância em relação aos eixos de avaliação utilizados. Por fim, destacamos a importância e incentivo ao uso da abordagem investigativa na formação crítica dos estudantes.
Abstract: Considering the multiple possible approaches in the teaching of Natural Sciences, we propose the elaboration and analysis of a manual of investigative activities that uses water as a theme in this study. Our objective is based on a work proposal that differs from the approach commonly used in classrooms, in which chemical knowledge is mobilized in the Natural Sciences curricular component in Elementary School through activities involving various resources and techniques under the investigative approach. Given this, the research consists of elaborating and validating an educational product in the manual format of activities. The manual consists of four activities planned and methodologically based on the investigative approach and uses Carvalho (2013) as a baseline reference. The validation of the product prototype took place with peers, in which teachers from the municipality of Ipixuna in Pará and regular students of the Professional master’s degree in chemistry in National Network - PROFQUI from the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, participated. A questionnaire-type research instrument was proposed, in which we initially sought to know the sociodemographic aspects of the participants and subsequently measured the degree of satisfaction of peers about the manual from the communicational, conceptual, and pedagogical axes, using a scale of the type of Likert with five points ranging from strongly disagree to agree strongly. In addition, essay questions were used to express the subjects of the proposed educational product. The quantitative data produced together with the pairs were organized in graphs and charts, and the qualitative information was analyzed based on the interpretation methodology of Content Analysis. The validation results indicate that the proposed activities manual is adequate and meets the requirements of quality and agreement about the evaluation axes used. Finally, we highlight the importance and encouragement of using the investigative approach in the critical formation of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33010
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
proposicaoatividadesinvestigativasensino_produto.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
proposicaoatividadesinvestigativasensino.pdf6,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons