Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Júnior Lemos de-
dc.date.accessioned2023-12-06T16:21:50Z-
dc.date.available2023-12-06T16:21:50Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júnior Lemos de. Proposição de atividades investigativas no ensino de ciências da natureza utilizando a água como tema gerador. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33010-
dc.description.abstractConsidering the multiple possible approaches in the teaching of Natural Sciences, we propose the elaboration and analysis of a manual of investigative activities that uses water as a theme in this study. Our objective is based on a work proposal that differs from the approach commonly used in classrooms, in which chemical knowledge is mobilized in the Natural Sciences curricular component in Elementary School through activities involving various resources and techniques under the investigative approach. Given this, the research consists of elaborating and validating an educational product in the manual format of activities. The manual consists of four activities planned and methodologically based on the investigative approach and uses Carvalho (2013) as a baseline reference. The validation of the product prototype took place with peers, in which teachers from the municipality of Ipixuna in Pará and regular students of the Professional master’s degree in chemistry in National Network - PROFQUI from the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, participated. A questionnaire-type research instrument was proposed, in which we initially sought to know the sociodemographic aspects of the participants and subsequently measured the degree of satisfaction of peers about the manual from the communicational, conceptual, and pedagogical axes, using a scale of the type of Likert with five points ranging from strongly disagree to agree strongly. In addition, essay questions were used to express the subjects of the proposed educational product. The quantitative data produced together with the pairs were organized in graphs and charts, and the qualitative information was analyzed based on the interpretation methodology of Content Analysis. The validation results indicate that the proposed activities manual is adequate and meets the requirements of quality and agreement about the evaluation axes used. Finally, we highlight the importance and encouragement of using the investigative approach in the critical formation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica da águapt_BR
dc.subjectWaterpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWater chemistrypt_BR
dc.titleProposição de atividades investigativas no ensino de ciências da natureza utilizando a água como tema geradorpt_BR
dc.title.alternativeProposition of investigative activities in nature science teaching using water as a generating themept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando as múltiplas abordagens possíveis no ensino de Ciências da Natureza, trazemos como proposta neste estudo a elaboração e análise de um manual de atividades investigativas que utiliza como temática a água. Nosso objetivo baseia-se em uma proposta de trabalho diferente da abordagem comumente usada nas salas de aula, em que os conhecimentos químicos sejam mobilizados no componente curricular Ciências da Natureza no Ensino Fundamental por meio de atividades envolvendo diversos recursos e técnicas sob a abordagem investigativa. Diante disso, a pesquisa consiste na elaboração e validação de um produto educacional no formato manual de atividades. O manual é composto de quatro atividades planejadas e fundamentadas metodologicamente na abordagem investigativa e utiliza como referencial de base Carvalho (2013). A validação do protótipo do produto ocorreu junto aos pares, na qual participaram professores do município de Ipixuna do Pará e alunos regulares do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Foi proposto um instrumento de pesquisa do tipo questionário, no qual buscamos conhecer inicialmente os aspectos sociodemográficos dos participantes e posteriormente foi mensurado o grau de satisfação dos pares em relação ao manual, a partir dos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, usando uma escala do tipo Likert com cinco pontos variando de discordo totalmente a concordo totalmente. Além disso, foram utilizadas questões dissertativas para expressão dos sujeitos em relação ao produto educacional proposto. Os dados quantitativos produzidos junto aos pares foram organizados em gráficos e quadros e as informações qualitativas foram analisadas com base na metodologia de interpretação de Análise de Conteúdo. Os resultados da validação apontam no sentido de que o manual de atividades proposto é adequado e atende os requisitos de qualidade e concordância em relação aos eixos de avaliação utilizados. Por fim, destacamos a importância e incentivo ao uso da abordagem investigativa na formação crítica dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2910-6939pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9133445717021564pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee2Tondo, Daniel Walker-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0006-2233-1769pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693pt_BR
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0757-1212pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649431883158734pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
proposicaoatividadesinvestigativasensino_produto.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
proposicaoatividadesinvestigativasensino.pdf6,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons