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Título: Civilização é mediação: a representação da ciência e da tecnologia em Admirável Mundo Novo
Título(s) alternativo(s): Civilization is mediation: the representation of science and technology on Brave New World
Autor(es): Bach, Walter Alfredo Voigt
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Distopias na literatura
Tecnologia na literatura
Ciência na literatura
Literatura - História e crítica
Huxley, Aldous, 1894-1963
Dystopias in literature
Technology in literature
Science in literature
Literature - History and criticism
Data do documento: 27-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BACH, Walter Alfredo Voigt. Civilização é mediação: a representação da ciência e da tecnologia em Admirável Mundo Novo. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma pesquisa sobre o livro Admirável Mundo Novo, uma distopia do autor inglês Aldous Huxley, publicada em 1932. O objetivo é analisar seus recursos narrativos, possíveis influências extraliterárias e os temas explorados nas entrelinhas, a fim de construir uma análise crítica sobre a obra como representante de preocupações futuras ainda relevantes nas discussões contemporâneas. Para isso, serão buscados argumentos no livro e em ensaios escritos pelo próprio Huxley, a fim de investigar parte de sua produção escrita e explicar o escopo temático e o arcabouço retórico da obra. Essa pesquisa também se baseia em referencial teórico, principalmente nas obras de Herbert Marcuse, que fornecem várias explicações ao longo do desenvolvimento argumentativo do estudo. Além disso, serão considerados trabalhos acadêmicos brasileiros sobre a referida distopia, a fim de fortalecer as hipóteses que auxiliam na releitura de Admirável Mundo Novo e aprofundar a compreensão de suas questões e representações sobre ciência e tecnologia, as quais estão sujeitas a novas interpretações ao longo dos anos.
Abstract: The present study aims to undertake an investigation on Aldous Huxley’s dystopian novel Brave New World, originally published in 1932, with the purpose of analyzing its narrative techniques, potential extraliterary influences, and underlying themes. The objective is to establish a critical discourse surrounding the book as a representative work that addresses concerns about the future, issues that continue to resonate in contemporary discussions. To accomplish this, the research draws upon textual evidence from the novel itself, as well as Huxley’s own essays, in order to discern a portion of his written corpus and explicate the thematic scope and rhetorical framework therein. Moreover, this investigation is grounded in a theoretical framework primarily informed by the works of Herbert Marcuse, whose scholarly contributions offer valuable insights throughout the argumentative trajectory of the present inquiry. Additionally, it engages with Brazilian academic scholarship related to the aforementioned dystopian work, with the intention of substantiating hypotheses that contribute to a nuanced reevaluation of Brave New World, enabling a deeper exploration of its inquiries and depictions pertaining to science and technology, which are susceptible to evolving interpretations over time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32961
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