Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3277
Título: O uso da modalidade blended learning na implementação de estratégias de ensino: ação do pensamento empreendedor na formação de docentes da educação básica
Título(s) alternativo(s): The use of blended learning in the implementation of teaching strategies: action of entrepreneurial thinking in the training of teachers of basic education
Autor(es): França, Creuza Martins
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Ensino híbrido
Empreendedorismo
Professores - Formação
Blended learning
Entrepreneurship
Teachers, Training of
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FRANÇA, Creuza Martins. O uso da modalidade blended learning na implementação de estratégias de ensino: ação do pensamento empreendedor na formação de docentes da educação básica. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Os resultados e discussões que deram origem a esta dissertação surgem ao longo de 2016 e 2017, através de uma proposta de formação de professores empreendida pela pesquisadora. Para tanto, tomou-se como objetivos de pesquisa: avaliar a relevância e os desafios da mediação na proposição prática de um curso de formação continuada (produto educacional) na educação básica e analisá-lo como potencial recurso de desenvolvimento e fundamentação teórico-prática para a construção de ações impulsionadoras do pensamento empreendedor. A metodologia desta pesquisa tem como base qualitativa, associada à análise descritiva do tipo estudo de caso. O curso contou com a utilização de recursos tecnológicos, incorporados à modalidade Blended Learning, ou seja, uso da combinação de ferramentas interativas a partir da Plataforma Moodle, associadas a encontros presenciais. Ofertado ao longo do período (março/2017), o referido curso contou com 24 horas de estudos, cuja base metodológica permitiu a construção de discussões conceituais sobre assuntos relacionados ao contexto do empreendedorismo, disponibilizados on-line e estratégias de ensino criadas para o exercício prático e significativo, realizadas presencialmente. O público se consolidou com a participação de quinze integrantes, composto por professores e equipe pedagógica da Escola Estadual Nilo Peçanha, vinculados à Educação Básica da Rede Pública de ensino da cidade de Londrina. Os dados levantados consideraram os resultados das participações dos inscritos por meio das suas produções registradas no AVA (Ambiente virtual de Aprendizagem) e, ainda, por meio de um questionário realizado ao final do curso sobre o uso efetivo da metodologia adotada. Nesse sentido, a articulação entre análise de conteúdos e questionário pôde conferir dados mais expressivos sobre os resultados, ao considerar aspectos quantitativos, com frequência maior ou menor na incidência de respostas dos pesquisados. Assim, em vista das escolhas das teorias e metodologias empregadas, a partir das discussões fomentadas, com destaque ao uso efetivo do modelo Blended Learning, na visão dos participantes, 35% avaliaram-na como “interessante”, seguida de 22%, como “excelente” e “válida”, e, finalmente, 11% consideram-na “diferente” e “criativa”. Todavia, acredita-se que adoção de diferentes estratégias de ensino permitiu a construção de novos saberes, os quais foram manifestados em discussões previstas possíveis pelo uso da ferramenta, ao mesmo tempo em que possibilitou a condução da mediação em uso mais efetivo nas atividades práticas. Nesse sentido, o modelo adotado destaca-se enquanto universo relativamente propício ao desenvolvimento de novas habilidades didáticas, à medida que possibilitou aos participantes um re(pensar) sobre a prática pedagógica, ao assumir diferentes posicionamentos frente aos desafios que lhes foram propostos, sendo seu principal resultado o desenvolvimento de medidas interventivas que puderam ser tomadas como ideias de soluções criativas, passíveis de serem interpretadas como um dos aspectos das ações impulsionadoras do pensamento empreendedor. Portanto, fica evidente que haja iniciativa em se proporcionar cursos de formação que visem à condução de novas estratégias que explorem diferentes possibilidades capazes de guiar os participantes no direcionamento de novas ações coerentes com uma prática que coloca o professor como mediador ativo e participativo frente à resolução das dificuldades.
Abstract: The results and discussions that were the base to this dissertation appear throughout 2016 and 2017, through a teacher training proposal undertaken by the researcher. To do so, it has been taken as research objectives: to value the relevance and challenges of mediation in the practical proposition of a continuing education course (educational product) at basic education, as well as to analyze it as a potential resource of development and theoretical-practical foundation for the construction of actions driving the entrepreneurial thought. The methodology of this research has as qualitative basis, associated to the descriptive analysis of the type of case study.The course counted on the use of technological resources, incorporated into the Blended Learning modality, that is, the use of the combination of interactive tools from the Moodle Platform, associated with meetings. Offered over the period (March / 2017), this course herein had 24 hours of study, whose methodological basis allowed the construction of conceptual discussions on subjects related to the context of entrepreneurship, made available online and teaching strategies created for the practical and meaningful exercise, carried out presencial. The public was consolidated with the participation of fifteen members, made of teachers and of the pedagogical team of the State School Nilo Peçanha, linked to the Basic Education of the Public School of the city of Londrina. The collected data considered the results of the participation of the involved ones through their productions registered in the VLE (Virtual Learning Environment) and also using a questionnaire which was carried out at the end of the course on the effective use of the methodology adopted. Thus, the articulation between content analysis and questionnaire could give more meaninful data on the results, when considering quantitative aspects, with frequency greater or lesser on the incidence of respondents' answers. So, given the choice of theories and methodologies employed, from the promoted discussions, highlighting the effective use of the Blended Learning model, on the point of view of the participants, 35% rated it as "interesting", followed by 22% as " excellent "and" valid ", and finally 11% consider it" different "and" creative ". However, it is believed that the adoption of different teaching strategies allowed the construction of new knowledge, which has been manifested in possible foreseen discussions by the use of the tool, while at the same time making it possible to conduct mediation in more effective use in practical activities. Therefore, the adopted model stands out as a universe relatively favorable to the development of new didactic abilities, as it enabled the participants to re-think about the pedagogical practice, by assuming different positions before the challenges that were proposed to them, being the main result the development of intervention measures that could be taken as ideas of creative solutions, which could be interpreted as one of the aspects of the actions driving entrepreneurial thinking. It is clear, therefore, that there is an initiative in providing training courses aiming the development of new strategies that explore different possibilities able able to guide the participants on the direction of new coherent actions with a practice that places the teacher as an active and participative mediator against difficulties.
Descrição: Acompanha: O uso da modalidade blended learning na implementação de estratégias de ensino: ação do pensamento empreendedor na formação de docentes da educação básica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3277
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_França, Creuza Martins_2017.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_França, Creuza Martins_2017_1.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons