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Título: Formação inicial intercultural de professores indígenas: da organização curricular aos letramentos de (re)existência
Título(s) alternativo(s): Initial intercultural development of indigenous teachers: from curriculum organization to (re)existence literacies
Autor(es): Oliveira, Débora de Brito
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Educação - Estudos interculturais
Professores indígenas - Formação
Currículos - Planejamento
Letramento - Aspectos sociais
Educação - Estudo e ensino
Education - Cross-cultural studies
Indian teachers -Training of
Curriculum planning
Literacy - Social aspects
Education - Study and teaching
Data do documento: 18-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Debora de Brito. Formação inicial intercultural de professores indígenas: da organização curricular aos letramentos de (re)existência. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O Amazonas é o estado que abriga a maior população indígena, um total de 490.854 (IBGE, 2022). Diante do exposto, evidencia-se a emergência da preservação da cultura e das línguas indígenas no estado do Amazonas. Nesse sentido, a educação específica e diferenciada surge como um meio para manter a diversidade étnica dos indígenas nesse estado, por isso esta pesquisa tem como foco a formação de professores indígenas. A partir deste contexto, buscamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: A organização curricular dos cursos de formação inicial docente intercultural promove os letramentos de (re)existência para a ação docente em escolas indígenas? Para responder à pergunta de pesquisa estabelecemos o seguinte objetivo geral: Analisar como a organização curricular dos cursos de formação inicial docente intercultural, tanto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quanto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), contribui para o desenvolvimento de práticas de letramentos de (re)existência na ação docente em escolas indígenas. As análises foram realizadas a partir da metodologia qualitativo-descritiva, aliada à análise documental e de conteúdo fundamentada em Denzin; Lincoln (2003) Chizzotti (2010). O referencial teórico foi baseado em autores como: Luciano (2006), Candau (2009) e D’Angelis (2017) para refletir sobre a educação intercultural indígena; Saviani (2009), Tardiif (2014), Giroux (1997), Imbernón (2010) com alguns apontamentos a respeito da formação inicial docente; Maher (2006), Grupioni (2006), Matos; Monte (2006) com algumas reflexões sobre formação de professores indígenas; Menezes de Souza (2011), Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020) Souza (2009), Kleiman e Sito (2016) e García Sánchez (2010) para discutir sobre letramentos críticos e de (re)existência; Moreira; Silva (2013), Giroux (1986), SILVA (2007), Santomé (2011) com alguns apontamentos sobre currículo. Os resultados da análise indicaram que o curso da UEA atendeu aos critérios estabelecidos e o curso da UFAM atendeu parcialmente aos critérios estabelecidos, ou seja, a organização curricular da UEA promove letramentos de (re)existência para a ação docente em escolas indígenas, enquanto a UFAM promove parcialmente.
Abstract: Amazonas is the state that is home to the largest indigenous population, a total of 490,854 (IBGE, 2022). In view of the above, the emergence of the preservation of indigenous culture and languages in the state of Amazonas is evident. In this sense, specific and differentiated education appears as a means to maintain the ethnic diversity of indigenous people in this state, which is why this research focuses on the training of indigenous teachers. From this context, we seek to answer the following research question: Does the curricular organization of initial intercultural teacher training courses promote (re)existence literacies for teaching in indigenous schools? To answer the research question, we established the following general objective: Analyze how the curricular organization of initial intercultural teacher training courses, both at the Federal University of Amazonas (UFAM) and the State University of Amazonas (UEA), contributes to the development of literacy practices of (re)existence in teaching in indigenous schools. The analyzes were carried out using qualitative-descriptive methodology, combined with documentary and content analysis based on Denzin; Lincoln (2003) Chizzotti (2010). The theoretical framework was based on authors such as: Luciano (2006), Candau (2009) and D’Angelis (2017) to reflect on indigenous intercultural education; Saviani (2009), Tardiif (2014), Giroux (1997), Imbernón (2010) with some notes regarding initial teacher training; Maher (2006), Grupioni (2006), Matos; Monte (2006) with some reflections on the training of indigenous teachers; Menezes de Souza (2011), Cope, Kalantzis and Pinheiro (2020) Souza (2009), Kleiman and Sito (2016) and García Sánchez (2010) to discuss critical and (re)existence literacies; Moreira; Silva (2013), Giroux (1986), SILVA (2007), Santomé (2011) with some notes on the curriculum. The results of the analysis indicated that the UEA course met the established criteria and the UFAM course partially met the established criteria, that is, the UEA curricular organization promotes (re)existence literacies for teaching action in indigenous schools, while the UFAM partially promotes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32693
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