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dc.creatorOliveira, Débora de Brito-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:50:44Z-
dc.date.available2023-10-16T18:50:44Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Debora de Brito. Formação inicial intercultural de professores indígenas: da organização curricular aos letramentos de (re)existência. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32693-
dc.description.abstractAmazonas is the state that is home to the largest indigenous population, a total of 490,854 (IBGE, 2022). In view of the above, the emergence of the preservation of indigenous culture and languages in the state of Amazonas is evident. In this sense, specific and differentiated education appears as a means to maintain the ethnic diversity of indigenous people in this state, which is why this research focuses on the training of indigenous teachers. From this context, we seek to answer the following research question: Does the curricular organization of initial intercultural teacher training courses promote (re)existence literacies for teaching in indigenous schools? To answer the research question, we established the following general objective: Analyze how the curricular organization of initial intercultural teacher training courses, both at the Federal University of Amazonas (UFAM) and the State University of Amazonas (UEA), contributes to the development of literacy practices of (re)existence in teaching in indigenous schools. The analyzes were carried out using qualitative-descriptive methodology, combined with documentary and content analysis based on Denzin; Lincoln (2003) Chizzotti (2010). The theoretical framework was based on authors such as: Luciano (2006), Candau (2009) and D’Angelis (2017) to reflect on indigenous intercultural education; Saviani (2009), Tardiif (2014), Giroux (1997), Imbernón (2010) with some notes regarding initial teacher training; Maher (2006), Grupioni (2006), Matos; Monte (2006) with some reflections on the training of indigenous teachers; Menezes de Souza (2011), Cope, Kalantzis and Pinheiro (2020) Souza (2009), Kleiman and Sito (2016) and García Sánchez (2010) to discuss critical and (re)existence literacies; Moreira; Silva (2013), Giroux (1986), SILVA (2007), Santomé (2011) with some notes on the curriculum. The results of the analysis indicated that the UEA course met the established criteria and the UFAM course partially met the established criteria, that is, the UEA curricular organization promotes (re)existence literacies for teaching action in indigenous schools, while the UFAM partially promotes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação - Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectProfessores indígenas - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectLetramento - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation - Cross-cultural studiespt_BR
dc.subjectIndian teachers -Training ofpt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.subjectLiteracy - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleFormação inicial intercultural de professores indígenas: da organização curricular aos letramentos de (re)existênciapt_BR
dc.title.alternativeInitial intercultural development of indigenous teachers: from curriculum organization to (re)existence literaciespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Amazonas é o estado que abriga a maior população indígena, um total de 490.854 (IBGE, 2022). Diante do exposto, evidencia-se a emergência da preservação da cultura e das línguas indígenas no estado do Amazonas. Nesse sentido, a educação específica e diferenciada surge como um meio para manter a diversidade étnica dos indígenas nesse estado, por isso esta pesquisa tem como foco a formação de professores indígenas. A partir deste contexto, buscamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: A organização curricular dos cursos de formação inicial docente intercultural promove os letramentos de (re)existência para a ação docente em escolas indígenas? Para responder à pergunta de pesquisa estabelecemos o seguinte objetivo geral: Analisar como a organização curricular dos cursos de formação inicial docente intercultural, tanto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quanto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), contribui para o desenvolvimento de práticas de letramentos de (re)existência na ação docente em escolas indígenas. As análises foram realizadas a partir da metodologia qualitativo-descritiva, aliada à análise documental e de conteúdo fundamentada em Denzin; Lincoln (2003) Chizzotti (2010). O referencial teórico foi baseado em autores como: Luciano (2006), Candau (2009) e D’Angelis (2017) para refletir sobre a educação intercultural indígena; Saviani (2009), Tardiif (2014), Giroux (1997), Imbernón (2010) com alguns apontamentos a respeito da formação inicial docente; Maher (2006), Grupioni (2006), Matos; Monte (2006) com algumas reflexões sobre formação de professores indígenas; Menezes de Souza (2011), Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020) Souza (2009), Kleiman e Sito (2016) e García Sánchez (2010) para discutir sobre letramentos críticos e de (re)existência; Moreira; Silva (2013), Giroux (1986), SILVA (2007), Santomé (2011) com alguns apontamentos sobre currículo. Os resultados da análise indicaram que o curso da UEA atendeu aos critérios estabelecidos e o curso da UFAM atendeu parcialmente aos critérios estabelecidos, ou seja, a organização curricular da UEA promove letramentos de (re)existência para a ação docente em escolas indígenas, enquanto a UFAM promove parcialmente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-5215-5098pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5409276871411012pt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5931-079Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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