Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32580
Título: A matemática “moderna” do ensino das frações equivalentes nos livros do NEDEM
Título(s) alternativo(s): "Modern" mathematics of the teaching of equivalent fractions in NEDEM's books
Autor(es): Marques, Maria Eduarda de Bastos
Orientador(es): Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
Frações
Classes de equivalência (Teoria dos conjuntos)
Mathematics - Study and teaching - Research
Fractions
Equivalence classes (Set theory)
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MARQUES, Maria Eduarda de Bastos. A matemática “moderna” do ensino das frações equivalentes nos livros do NEDEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.
Resumo: No início da escolarização, os números fracionários são considerados uma temática muito importante. Base para Álgebra e outros conteúdos posteriores, permitem conexões entre os campos da Matemática além de estarem presentes no cotidiano do aluno e serem a porta de entrada para os números racionais. Numa abordagem histórica e social da cultura escolar pretendemos contribuir para a compreensão de um dos conceitos-chave para o pensamento fracionário, as frações equivalentes. Objetivamos caracterizar as frações equivalentes na coleção de livros didáticos para os anos iniciais de escolarização produzida por um grupo de professoras paranaenses que faziam parte do Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino de Matemática (NEDEM) no período de 1960 e 1970, ao tempo do Movimento da Matemática Moderna. Para obter essas contribuições, o estudo será norteado pelas seguintes questões: No contexto paranaense do Movimento da Matemática Moderna, como as frações equivalentes foram sistematizadas na coleção de livros do NEDEM para os primeiros anos da escolarização? No contexto do Movimento da Matemática Moderna paranaense quais são as características de uma matemática do ensino de frações equivalentes presentes na coleção do NEDEM para o início da escolarização? Para analisarmos a coleção de livros didáticos escritos por essas autoras no início da escolarização, utilizamos como categorias de análise as propostas de Morais, Bertini e Valente (2021): sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. O ensino das frações equivalentes parte de experiências concretas (discos de frações) que gradativamente passam a ser semiconcretas (quadros de equivalência, linha numérica) para finalmente chegar a fase abstrata (classes de equivalência, propriedade, rigor matemático, simbologia formal). As autoras da coleção se apropriaram tanto dos novos conteúdos propostos pela matemática moderna quanto das inovações pedagógicas propostas para o ensino da matemática que estavam em circulação do Brasil, além dos estudos da epistemologia genética de Jean Piaget. Identificamos uma articulação entre a matemática a ensinar e a matemática, o que caracteriza uma matemática moderna do ensino das frações equivalentes.
Abstract: At the beginning of schooling, fractional numbers are considered a very important topic. Basis for Algebra and other subsequent contents, they allow connections between the fields of Mathematics, in addition to being present in the student's daily life and being the gateway to rational numbers. In a historical and social approach to school culture, we intend to contribute to the understanding of one of the key concepts for fractional thinking, equivalent fractions. We aimed to characterize the equivalent fractions in the collection of textbooks for the early years of schooling produced by a group of teachers from Paraná who were part of the Center for Study and Dissemination of Mathematics Teaching (NEDEM) in the period 1960 and 1970, at the time of the Movement of Modern Mathematics. To obtain these contributions, the study will be guided by the following questions: In the context of the modern mathematics movement in Paraná, how were the equivalent fractions systematized in the NEDEM book collection for the first years of schooling? In the context of the modern mathematics movement in Paraná, what are the characteristics of a mathematics teaching equivalent fractions present in the NEDEM collection for the beginning of schooling? To analyze the collection of textbooks written by these authors at the beginning of schooling, we used as analysis categories the proposals by Morais, Bertini and Valente (2021): sequence, meaning, graduation, exercises and problems. The teaching of equivalent fractions starts from concrete experiences (fraction disks) that gradually become semiconcrete (equivalence tables, numerical line) to finally reach the abstract phase (equivalence classes, property, mathematical rigor, formal symbology). The collection's authors appropriated both the new contents proposed by modern mathematics and the pedagogical innovations proposed for the teaching of mathematics that were in circulation in Brazil, in addition to Jean Piaget's genetic epistemology studies. We identified an articulation between mathematics to be taught and mathematics, which characterizes a modern mathematics teaching equivalent fractions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32580
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fracoesequivalentesmatematicanedem.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons