Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32345
Título: Modelo de medição de grau de maturidade no processo de sales and operations planning
Título(s) alternativo(s): Maturity level measurement model in the sales and operations planning process
Autor(es): Reinaldo, Edgar Alegrâncio
Orientador(es): Ferreira, Marco Antonio
Palavras-chave: Vendas - Administração
Planejamento empresarial
Comportamento organizacional
Sales management
Business planning
Organizational behavior
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: REINALDO, Edgar Alegrâncio. Modelo de medição de grau de maturidade no processo de sales and operations planning. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: S&OP (Sales and Operations Planning) é um processo de gestão que integra vendas, operações e finanças para alinhar a demanda e a oferta nas organizações. Com base na literatura foi possível avaliar o nível de maturidade do processo de S&OP em uma empresa de Embalagens Flexíveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de avaliação de maturidade de S&OP de fácil aplicabilidade, realizar uma prova de construto do modelo em uma empresa e correlacionar os resultados com os modelos presentes na literatura. A empresa avaliada apresentou um estágio de maturidade Em Desenvolvimento, com evidências de um processo em evolução e áreas que já demonstram um grau de maturidade mais avançado. O eixo de Time mostra um nível de maturidade mais consolidado. No entanto, a empresa ainda não possui um software dedicado ao processo de S&OP. O eixo de Metas também apresenta um desenvolvimento sólido, mas falta uma visão de longo prazo mais consolidada para lidar com variações de demanda de longo prazo. Com base nos resultados, o modelo de avaliação de maturidade se mostrou eficiente, podendo ser realizadas recomendações práticas a empresa. O desenvolvimento do processo de S&OP contribuirá para o alcance dos objetivos de negócio de forma mais eficiente e alinhada às estratégias da organização.
Abstract: S&OP (Sales and Operations Planning) is a management process that integrates sales, operations, and finance to align demand and supply in organizations. Based on the literature, it was possible to assess the maturity level of the S&OP process in a Flexible Packaging company. The aim of this study was to develop an easily applicable S&OP maturity assessment model, conduct a construct validation of the model in a company, and correlate the results with existing models in the literature. The evaluated company showed a stage of Developing maturity, with evidence of an evolving process and areas that already demonstrate a higher level of maturity. The Time dimension indicates a more consolidated level of maturity. However, the company still lacks a dedicated software for the S&OP process. The Goals dimension also exhibits a solid development, but a more consolidated long-term vision is needed to handle long-term demand variations. Based on the results, the maturity assessment model proved to be efficient, allowing for practical recommendations to the company. The development of the S&OP process will contribute to achieving business objectives more efficiently and in alignment with the organization's strategies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32345
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelosalesoperationsplanning.pdf796,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons