Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Aline-
dc.date.accessioned2023-09-04T21:02:58Z-
dc.date.available2023-09-04T21:02:58Z-
dc.date.issued2023-08-15-
dc.identifier.citationLOPES, Aline. Educação financeira: uma sequência de ensino pautada em conceitos estatísticos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32286-
dc.descriptionAcompanha: Sequência de ensino articulando a educação financeira com a estatísticapt_BR
dc.description.abstractWith the current economic crises, information being disseminated all the time through social media, the importance of developing critical, statistical and mathematical thinking becomes ever greater. The correct interpretation of statistical data enables better decision-making in the financial area, thus, the development of mathematical skills and abilities described by the BNCC are capable of improving the social reality in which we live. The teacher as a mediator of knowledge by providing means for this development in the school environment allows students to acquire a statistical view, making them capable of planning, calculating and projecting their financial life, guiding people in their community and acting actively in society. Based on the concept that to provide effective and meaningful learning, make a connection between the knowledge that the student already brings with him, the content (new knowledge) and the reality in which the student is inserted, this research sought to analyze data and attitudes related to the socioeconomic and financial area of the students of the Ninth Year of Elementary School of the Public State College of the Municipality of Quatiguá-PR and their relatives through a questionnaire. Through the data collected, analyzed and tabulated, a proposal for a teaching sequence was prepared with activities around the theme Financial Education using statistical concepts, aiming at raising students' awareness of financial planning and showing ways to optimize available resources., resulting in an e-book with strategies and activities that will be the educational product, serving as support material for Basic Education teachers. With the development of this research, it was expected that students would be aware of Financial Education and the contextualization of Statistics within the student's reality, allowing them to interpret statistical data and position themselves in an organized and healthy way in relation to the financial area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectOrçamento familiarpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectHome economics - Accountingpt_BR
dc.titleEducação financeira: uma sequência de ensino pautada em conceitos estatísticospt_BR
dc.title.alternativeFinancial education: a teaching sequence based on the statistical conceptspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom as atuais crises econômicas, informações sendo divulgadas a todo o momento pelas mídias sociais, a importância de se desenvolver um pensamento crítico, estatístico e matemático se tornam cada vez maior. A correta interpretação de dados estatísticos possibilita a melhor tomada de decisão em meio a área financeira, dessa forma, o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas descritas pela BNCC são capazes de melhorar a realidade social em que se vive. O professor como mediador do conhecimento ao proporcionar meios para este desenvolvimento no ambiente escolar permite que os alunos adquiram uma visão estatística, tornando-os capazes de planejar, calcular e projetar sua vida financeira, orientando pessoas da sua comunidade e atuando de forma ativa na sociedade. Partindo do conceito de que para proporcionar uma aprendizagem efetiva e significativa, realizar uma conexão entre os conhecimentos que o aluno já traz consigo, o conteúdo (novos conhecimentos) e a realidade em que o aluno está inserido, a presente pesquisa buscou analisar dados e atitudes relacionadas a área socioeconômica e financeira dos alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Público do Município de Quatiguá-PR e seus familiares por meio de questionário. Por meio dos dados coletados, analisados e tabulados, foi elaborado uma proposta de sequência de ensino com atividades em torno do tema Educação Financeira utilizando-se de conceitos de estatística, objetivando a conscientização dos alunos sobre planejamento financeiro e mostrando formas de otimizar os recursos disponíveis, resultando em um e-book com estratégias e atividades que será o produto educacional, servindo como material de apoio para professores da Educação Básica. Com o desenvolvimento desta pesquisa esperou-se uma conscientização dos alunos com relação a Educação Financeira e a contextualização da Estatística dentro da realidade do aluno, permitindo que o mesmo possa interpretar dados estatísticos e se posicionar de maneira organizada e saudável frente a área financeira.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266966796458741pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo, Leonardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2579-3759pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Rogerio Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoeducacaofinanceiraestatisticos.pdf831,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoeducacaofinanceiraestatisticos_produto.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons