Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32275
Título: Itinerário Didático Pedagógico de Avaliação (IDIPEA) e a formação continuada docente
Título(s) alternativo(s): Didactic Pedagogical Evaluation Itinerary (IDIPEA) and the continuing education of teachers
Autor(es): Bondezam, Cláudia Regina Bicas
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Avaliação educacional
Professores - Formação
Educação permanente
Base Nacional Comum Curricular
Education - Evaluation
Teachers, Training of
Continuing education
Data do documento: 6-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BONDEZAM, Cláudia Regina Bicas. Itinerário Didático Pedagógico de Avaliação (IDIPEA) e a formação continuada docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A avaliação deve ser entendida como um instrumento para os envolvidos, aluno e professor, nos resultados de suas ações e no seu desenvolvimento cognitivo, podendo o aluno mostrar como e o que aprendeu e o educador redimensionar a sua prática pedagógica. A partir dessa premissa, elaboramos o problema de pesquisa em forma de pergunta: O que acontece com as concepções de professoras do ensino fundamental a respeito do processo de avaliação quando estudam um Itinerário Didático Pedagógico de Avaliação – IDIPEA? Quais são os elementos formativos que o IDIPEA suscita para as professoras do ensino fundamental? Em busca de respostas, elencamos como objetivo geral, compreender as concepções de professoras do ensino fundamental a respeito da avaliação da aprendizagem, tendo como parâmetro o Itinerário Didático Pedagógico de Avaliação (IDIPEA), a fim de identificar as suas implicações no processo formativo por meio de um curso de formação continuada as docentes. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativa, com delineamento do tipo explicativa e estudo de campo, da qual participaram doze professoras da educação básica de uma escola municipal, ensino fundamental - anos iniciais, localizada no interior do norte do Paraná. A coleta de dados ocorreu durante um curso de capacitação, ofertado pela pesquisadora. Os instrumentos aplicados foram um questionário, entrevista semiestruturada e a observação participante. A estruturação para análise dos resultados foi efetivada de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que antes do curso as participantes apresentavam insegurança ao avaliar as habilidades e competências nos estudantes, pois não tiveram em sua formação discussões aprofundadas sobre o tema. Após, o desenvolvimento do curso de capacitação, identificamos que os estudos contidos no produto educacional - IDIPEA, oportunizou trocas de experiências entre as participantes, o aprofundamento de conhecimentos sobre as competências, habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Paraná em Foco, modos, tipos e instrumentos avaliativos e a avaliação formativa. Alguns resultados também revelaram a preocupação das professoras a respeito do assunto de ansiedade e avaliação, o que emergiram subcategorias indicativas da necessidade de atuação dos pais e de uma ajuda especializada para sanar o referido problema vivenciado na escola. As argumentações e percepções das docentes são plausíveis e fazem parte do cotidiano escolar, portanto, ressaltamos a necessidade de mais discussões acerca das novas perspectivas da avaliação. Com base nos resultados apontados, sugerimos que o IDIPEA seja aplicado e estudado em novos contextos de formação docente inicial e continuada, de modo a fornecer fundamentação teórica e prática que visem melhorar a qualidade dos processos avaliativos.
Abstract: The assessment must be understood as an instrument for all the involved, student and teacher, in the results of your actions and your cognitive development, and may the student shows how and what learned and the educator resize your pedagogical practice. Based on this premise, we elaborated the question research problem: What happens with the conceptions of teachers of elementary schools concerning to evaluating process when studying about Didactic Pedagogical Evaluation Itinerary - IDIPEA? Which are the formative elements that the IDPEA elicit for the elementary teachers? Searching for answers, the general objective was to comprehend the conceptions of elementary school teachers about the evaluation of learning, through parameters of the Didactic Pedagogical Evaluation Itinerary - IDIPEA, in order to identify their implications in the formative process through a continued teacher education course. The qualitative research, with an explanatory design and field study, involved twelve elementary teachers from a municipal school, early basic education, located in the countryside, northern of Paraná state. The data collected occurred during a training course offered by the researcher. The instruments applied were a survey, a semi-structured interview and the participant observation. The structure for the analysis of results was carried out according to Bardin's content analysis. The results emphasize that before the course, the participants showed insecurity when evaluating the abilities and competences of students, since they did not have on their educational background detailed discussions about the topic.so this reinforces the necessity of more discussions about the new perspectives of evaluation. Afterwards, the development of the training course, we identified that the studies contained on the educational product - IDPEA, provided experiences exchange among the participants, the expansing of knowledge about the competences, abilities preposed in the National Common Curricular Base and the Paraná Curricular Reference in Focus, manners, types, and evaluation instruments and the formative evaluation. Some results also revealed the teacher's concerns regarding the topic anxiety and evaluation, which arise subcategories indicating the necessity of parents action and a specialized support to remedy the referred problem experimented at school. The teacher’s argumentations and perceptions are feasible and makes part of the school routine, thus, we reinforce the necessity of more discussions about the new evaluation perspectives. Based on the regarded results, we suggest that the IDPEA be applied and studied in new contexts of continued or initial teacher education, in order to provide theoretical and practical foundation that aims at improving the quality of evaluating process.
Descrição: Acompanha: IDIPEA: Itinerário Didático Pedagógico de Avaliação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32275
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
idipeaformacaocontinuadadocente.pdf7,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
idipeaformacaocontinuadadocente_produto.pdf5,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons