Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3221
Título: Arquiz: serious game virtual para sensibilizar jovens quanto ao risco de uso de drogas
Título(s) alternativo(s): Arquiz: virtual serius game for sensitize young of the risk of drugs use
Autor(es): Fernandes, Anderson Mine
Orientador(es): Paschoal, Alexandre Rossi
Palavras-chave: Adolescentes - Uso de drogas
Realidade aumentada
Jogos
Teenagers - Drug use
Augmented reality
Games
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FERNANDES, Anderson Mine. Arquiz: serious game virtual para sensibilizar jovens quanto ao risco de uso de drogas. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: A adolescência é uma fase de descobertas e auto-afirmação, normalmente conhecida pela preocupação dos pais, esta torna os jovens vulneráveis a vários problemas, dentre eles o consumo de drogas, o que requer atenção para que esses adolescentes não entrem neste mundo. O governo faz sua parte distribuindo informações, cartilhas e campanhas sobre a utilização das drogas, mas normalmente essas não embarcam êxito por tratar o jovem como problemático e sendo uma forma mais tradicional não consegue mais atrair a atenção, podendo ser considerada uma forma inadequada para este público. Por um outro lado, os jovens possuem fascínio por jogos. Acredita-se que uma abordagem utilizando jogos educacionais eletrônicos possam lograr maior sucesso, devido ao ambiente atrativo que oferecem. Em estudos realizados em jovens, com jogos comuns e jogos eletrônicos pôde-se notar a importância da utilização desse tipo de intervenção. Esta dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento por meio de um jogo com Realidade Aumentada como estratégia de auxiliar na informação e prevenção ao uso de drogas em jovens e adolescentes, um tipo de jogo onde foi utilizada uma tecnologia que mistura o mundo real com imagens em 3D. A pesquisa também realizou uma métrica para pesquisa dentro do universo escolar, que possui o público necessário para a aplicação do jogo. Analisando os resultados pode se concluir que a potencialidade do jogo caracterizado para esta comunidade pôde perfazer uma maior conscientização do que as demais abordagens apresentadas.
Abstract: Adolescence is a stage of discovery and self-affirmation, commonly known by the concern of parents, this makes young people vulnerable to various problems, including drug use, which requires attention to these teenagers do not enter this world. The government is doing its part by distributing information leaflets and campaigns on the use of drugs, but usually these board not succeed by treating the youth as problematic and being a more traditional way can no longer attract attention and can be considered an inappropriate way for this public. On another side, young people have fascination for games. It is believed that an approach using electronic educational games can achieve greater success due to the attractive environment they offer. In studies conducted in young people, with common games and electronic games could be noted the importance of using this type of intervention. This work presents a proposal for development through a game with Augmented Reality as an aid strategy in information and prevention of drug use in young people and adolescents, a type of game where a technology was used to mix the real world with 3D images . The survey also conducted a metric for research within the school environment, which has the public necessary for the implementation of the game. Analyzing the results it can be concluded that the game featured potential for this community could make up a greater awareness than other approaches presented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3221
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PPGI_M_Fernandes, Anderson Mine_2016.pdf
<   Disponivel a partir de 5000-01-01
6,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.