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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Anderson Mine-
dc.date.accessioned2018-06-12T00:01:44Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2018-06-12T00:01:44Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, Anderson Mine. Arquiz: serious game virtual para sensibilizar jovens quanto ao risco de uso de drogas. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3221-
dc.description.abstractAdolescence is a stage of discovery and self-affirmation, commonly known by the concern of parents, this makes young people vulnerable to various problems, including drug use, which requires attention to these teenagers do not enter this world. The government is doing its part by distributing information leaflets and campaigns on the use of drugs, but usually these board not succeed by treating the youth as problematic and being a more traditional way can no longer attract attention and can be considered an inappropriate way for this public. On another side, young people have fascination for games. It is believed that an approach using electronic educational games can achieve greater success due to the attractive environment they offer. In studies conducted in young people, with common games and electronic games could be noted the importance of using this type of intervention. This work presents a proposal for development through a game with Augmented Reality as an aid strategy in information and prevention of drug use in young people and adolescents, a type of game where a technology was used to mix the real world with 3D images . The survey also conducted a metric for research within the school environment, which has the public necessary for the implementation of the game. Analyzing the results it can be concluded that the game featured potential for this community could make up a greater awareness than other approaches presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAdolescentes - Uso de drogaspt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTeenagers - Drug usept_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleArquiz: serious game virtual para sensibilizar jovens quanto ao risco de uso de drogaspt_BR
dc.title.alternativeArquiz: virtual serius game for sensitize young of the risk of drugs usept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA adolescência é uma fase de descobertas e auto-afirmação, normalmente conhecida pela preocupação dos pais, esta torna os jovens vulneráveis a vários problemas, dentre eles o consumo de drogas, o que requer atenção para que esses adolescentes não entrem neste mundo. O governo faz sua parte distribuindo informações, cartilhas e campanhas sobre a utilização das drogas, mas normalmente essas não embarcam êxito por tratar o jovem como problemático e sendo uma forma mais tradicional não consegue mais atrair a atenção, podendo ser considerada uma forma inadequada para este público. Por um outro lado, os jovens possuem fascínio por jogos. Acredita-se que uma abordagem utilizando jogos educacionais eletrônicos possam lograr maior sucesso, devido ao ambiente atrativo que oferecem. Em estudos realizados em jovens, com jogos comuns e jogos eletrônicos pôde-se notar a importância da utilização desse tipo de intervenção. Esta dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento por meio de um jogo com Realidade Aumentada como estratégia de auxiliar na informação e prevenção ao uso de drogas em jovens e adolescentes, um tipo de jogo onde foi utilizada uma tecnologia que mistura o mundo real com imagens em 3D. A pesquisa também realizou uma métrica para pesquisa dentro do universo escolar, que possui o público necessário para a aplicação do jogo. Analisando os resultados pode se concluir que a potencialidade do jogo caracterizado para esta comunidade pôde perfazer uma maior conscientização do que as demais abordagens apresentadas.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038738802181567pt_BR
dc.contributor.advisor1Paschoal, Alexandre Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834088144837137pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee1Paschoal, Alexandre Rossi-
dc.contributor.referee2Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
dc.contributor.referee3Nakamura, Ricardo-
dc.contributor.referee4Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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